João Pessoa
Feed de Notícias

Ministro defende investimento em educação voltada para CT&I

quinta-feira, 25 de agosto de 2011 - 18:46 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Fórum aconteceu no hotel Tambaú. Foto: Francisco França/Secom-PB

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, participou hoje do Fórum Nacional de Secretários de CT&I e de Presidentes de FAPs, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), em João Pessoa.

Na ocasião, o ministro falou sobre a importância de incentivar a formação de profissionais dedicados à área de ciência, tecnologia e inovação. De acordo com ele, o Programa Ciência sem Fronteiras, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), está investindo mais de R$ 13 milhões em bolsas de estudo no exterior. Além disso, o Governo Federal pretende trazer talentos de outros países para partilhar projetos de sucesso.

Mercadante também defendeu o investimento de 30% dos royalties destinados aos Estados para que sejam aplicados em educação. Ele relatou os desafios na área de CT&I, que está em plena expansão no país. O principal deles é o de consolidar a liderança na economia do conhecimento natural, como agricultura, minério e petróleo. Para isso, o Governo Federal está ampliando em mais de R$ 1,7 bilhões os recursos na área, para o próximo ano.

O evento reúne até amanhã, no Hotel Tambaú, secretários estaduais e representantes ligados à área. Alguns participantes do Fórum tiveram a oportunidade de visitar, hoje, a Estação Ciência Cabo Branco, no Altiplano.