João Pessoa
Feed de Notícias

Ministro da Saúde lança Estratégia Nacional de Combate à Dengue na Paraíba

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011 - 19:09 - Fotos: 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, veio à Paraíba na tarde desta sexta-feira (18) para o lançamento da Estratégia Nacional de Combate à Dengue  na Paraíba. O anúncio aconteceu na tarde desta sexta-feira (18), no Auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, com a presença do governador Ricardo Coutinho, do prefeito da Capital, Luciano Agra, e demais autoridades de Saúde do Estado. Durante o evento, Ricardo Coutinho anunciou o Dia Estadual de Combate a Dengue, que vai acontecer em 26 de fevereiro.

Alexandre Padilha lembrou a importância em contar com todas as instâncias da sociedade para uma mobilização contra a dengue. "Adotamos uma estratégia no início do ano que é de antecipar surtos da doença. A Paraíba está classificada como um Estado de alto risco. Não significa que esse seja o quadro atual, mas que podemos trabalhar juntos para evitar que uma epidemia aconteça. Não podemos deixar que a dengue chegue a estágio de epidemia, e as ações precisam começar antes que o número de infectados chegue a esse estágio. Agora é hora", enfatizou.

O ministro chamou a comunidade para participar dessas ações de combate e lembrou da necessidade da notificação de suspeitas e casos, além da organização da rede de atenção. "A dengue não demanda tratamento especializado e grandes tecnologias, por isso sugiro salas de hidratação nas Unidades Básicas de Saúde e uma central de regulação para organizar os leitos para os pacientes mais graves", enfatizou o ministro.

Desafios – Alexandre Padilha fez questão de falar aos presentes que são muitos os desafios encontrados pelos governantes que assume uma nova gestão. "Sabemos das dificuldades de um novo governo. Ter que arrumar a casa e buscar as prioridades, além de solucionar os problemas que já existiam. São tarefas difíceis e que precisam de tempo", comentou.

O Ministro se colocou à disposição do Governo da Paraíba, Ricardo Coutinho, para ajudar a solucionar os problemas que atingem o Estado. "Conte com seu amigo aqui e com todo o Governo Federal no intuito de  sanar todos essas dificuldades que o senhor está enfrentando", disse o ministro para o governador Ricardo Coutinho.

Campanha municipal – Antes da falas das autoridades, foi apresentada a campanha publicitária realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, com o lançamento da campanha de TV e material educativo, que será distribuído pelas equipes de saúde à população, usando como tema "João Pessoa Unida contra a Dengue".

João Pessoa foi a única cidade paraibana visitada pelo Ministro da Saúde, e faz parte do roteiro de viagens programadas às regiões com risco de surto de dengue.