João Pessoa
Feed de Notícias

Ministra de Políticas para as Mulheres vem à Paraíba nesta sexta-feira

quarta-feira, 20 de julho de 2011 - 11:23 - Fotos: 

Ministra Iriny Lopes

A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes (PT-ES), do chega a João Pessoa nesta sexta-feira (22) para participar de audiência com o governador Ricardo Coutinho e saber o que a Paraíba tem feito em defesa da mulher vítima de violência. O encontro, que será às 10h no Palácio da Redenção, também reunirá a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, e a secretária executiva Gilberta Soares.

Em seguida, a Ministra Iriny Lopes visita o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, da Prefeitura de João Pessoa. Fundado em 2007, o centro atende média mensal de 25 mulheres vítimas de violência sexual e doméstica. São mulheres na faixa etária de 18 a 70 anos, da Grande João Pessoa e de alguns municípios vizinhos.

À tarde, Iriny Lopes terá um encontro com o Movimento Organizado de Mulheres, deputadas, prefeitas, vereadoras, gestoras de Organismos de Política para as Mulheres e o Presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup). O evento será às 14h na sede da federação, no bairro de Tambauzinho. No encontro serão discutidos temas como autonomia das mulheres, relação prioritária com entes federados e a 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.

Esta é a primeira visita de Irany Lopoes à João Pessoa como ministra, uma das nove mulheres que compõem o primeiro escalão do governo de Dilma Rousseff.

Segundo a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, a vinda da Ministra Iriny Lopes é um momento importante para o Estado, principalmente no que diz respeito à discussão de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher. “É uma honra para o Estado a visita da ministra. Principalmente num momento em que estão para serem realizadas as conferências municipais e estaduais, onde a Iriny Lopes fará um chamamento com os prefeitos, gestores de organismos, movimento de mulheres sobre a importância dessas conferências. E claro, ela terá a oportunidade de conhecer as ações do governo do estado em relação às políticas públicas voltadas às mulheres vítimas de violência”, ressalta.

Biografia – Iriny Lopes é a ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. É uma militante das causas de direitos humanos, habitação e meio ambiente. Com 19 anos, Iriny Lopes iniciou sua militância no movimento popular, junto com os moradores da região de Paul e São Torquato, no Espírito Santo (ES), que se mobilizavam contra a poluição do pó de minério.

Ela se integrou também à luta por transporte público e nas manifestações de mulheres contra a carestia e o direito à água. Junto com os colegas, fundou a Cooperativa de Engenheiros do ES, que desenvolveu um programa habitacional na região de São Pedro – na época, uma das mais carentes de Vitória. A mobilização em prol de moradia resultou na Articulação Nacional de Solo Urbano (Ansur), em nível nacional, da qual Iriny fez parte. A entidade debateu amplamente a reforma urbana e colaborou na elaboração do capítulo sobre o tema na Constituinte de 1988.

Eleita deputada federal em 2002, e reeleita em 2006, ela integrou Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e também o Conselho de Ética da Câmara. Em 2009, foi indicada relatora da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas.