Fale Conosco

5 de outubro de 2011

Ministério da Saúde lança em João Pessoa livro sobre o Câncer no Brasil



A convite do Governo do Estado, o Ministério da Saúde vai lançar nesta quinta-feira (6), em João Pessoa, o 4º volume do livro “Câncer no Brasil: Dados dos registros de Base Populacional”. A publicação é uma parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e tem o apoio das Secretarias de Estado da Saúde. A solenidade está marcada para as 20h, no Hotel Ouro Branco, e vai contar com a participação da consultora do Comitê Editorial Executivo do Inca, Mariceli de Oliveira Santos.

Com 487 páginas, o livro traz 17 registros de câncer de várias capitais brasileiras, dentre elas João Pessoa, além da cidade de Jaú, no Estado de São Paulo. Esses registros são as notificações de novos casos de câncer dentro do Sistema Informatizado para Registros de Câncer de Base Populacional (SisBasepop). A coordenadora do registro de câncer da Secretaria de Estado da Saúde, Ângela Pontes de Aquino, que integrou o Comitê Editorial Consultivo do livro e participou das pesquisas para a publicação, disse que as capitais que não participaram da publicação ainda não estão estruturadas e não possuem dados suficientes para publicação.

Para a coleta dos dados, o Ministério da Saúde e o Inca fizeram uma busca ativa nos laboratórios e hospitais que fazem o diagnóstico e\ou o tratamento do câncer. “Esses dados determinam a incidência e a situação geográfica da doença e vão servir como base para estudos e pesquisas sobre a patologia”, explicou Ângela Pontes.