João Pessoa
Feed de Notícias

Mineradores do Cariri e Seridó serão beneficiados com unidade de produção de jóias

quinta-feira, 6 de junho de 2013 - 19:19 - Fotos: 

Um projeto que vem sendo elaborado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) foi apresentado para quase 50 mulheres de mineradores da Cooperativa de Garimpeiros da cidade de Nova Palmeira. Na reunião, que contou com a presença do Presidente da Coogarimpo, Francinaldo Silva; do gestor de APL de Minerais da Paraíba, Marcos Magalhães e o diretor-presidente da CDRM, Marcelo Falcão, foi discutida a implantação de uma unidade de produção de joias e bijuterias finas. O projeto é uma parceria entre a CDRM, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O Projeto Sustentável das Regiões do Cariri e Seridó (PROCASE) é um programa que desenvolve um conjunto de ações voltadas à erradicação da pobreza no meio rural, financiadas com recursos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Para Marcelo Falcão, Diretor Presidente da CDRM, para que projetos a exemplo desse prosperem é necessário o empenho, a vontade de mudança e de crescimento. “O comprometimento da comunidade com o projeto que hoje é visível, é a nossa grande esperança para vencermos todos os gargalos que hão de vir”, disse o diretor.

Com a capacitação a cooperativa estará apta a fazer funcionar uma linha de montagem composta por lavagem, corte, polimento, lapidação, fundição e montagem das peças. O intuito do projeto é a agregação de valor às gemas que ocorrem nos pegmatitos da Borborema. As coleções serão baseadas nas características do semiárido paraibano, remetendo a vivência daquela região.