Fale Conosco

25 de junho de 2009

Minc quer estreitar relações com Governo da Paraíba



Este foi o tema principal do encontro do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC, Américo Córdula, com o subsecretário de Cultura, Flávio Tavares. Na reunião realizada na sede da Subsecretaria, em João Pessoa, Córdula conversou também com o presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, e a presidente da Fundação Casa de José Américo, Letícia das Mercês. O encontro foi acompanhado por Jorge Garcia, da representação Nordeste do Ministério da Cultura.
        
O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC e Flávio Tavares conversaram sobre a criação de pólos culturais em diversas cidades da Paraíba como forma de interiorizar as ações do Ministério no Estado e também os programas da Subsecretaria de Cultura. O MinC e o Governo do Estado, além do BNB, estarão juntos no Seminário da Diversidade e da Identidade Cultural, que será realizado no município de Sousa, no início de agosto. O evento reunirá 200 pessoas da Paraíba e Estados vizinhos. O objetivo do seminário, segundo Américo Córdula, é “preparar os gestores para a execução, em seus municípios, de ações que estejam relacionadas à diversidade cultural”.
        
O secretário Américo Córdula aproveitou a visita à Paraíba para falar sobre o Plano Nacional de Cultura, que, durante dez anos, vai orientar as políticas públicas do setor no país e dará as diretrizes para o funcionamento do Sistema Nacional de Cultura. O plano, na visão dos que fazem o MinC, “se estabelece em consonância com a nossa Constituição e contribui para a consolidação da democracia no Brasil”.
        
Na reunião com Flávio Tavares, o secretário do MinC ouviu um relato sobre as ações da Subsecretaria de Cultura e, a exemplo do que foi feito pelo Governo Federal, defendeu a elaboração de um Plano Estadual de Cultura para a Paraíba. No final do encontro, o presidente da Funesc, Maurício Burity, apresentou um resumo do projeto de recuperação do Espaço Cultural José Lins do Rego.
 

Sílvio Osias, Assessoria de Imprensa da Subsecretaria de Cultura, com fotos de Walter Rafael