João Pessoa
Feed de Notícias

Militares e civil são homenageados no Dia do Guarda-Vidas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015 - 18:22 - Fotos:  SECOM-PB

“Ser guarda-vidas é a área dos Bombeiros que mais gosto, desde que me formei na profissão foi ela que escolhi. A cada vez que faço um salvamento, sinto esse estímulo renovado e fico feliz por trabalhar com algo tão nobre”, afirmou o soldado Ruy Delgado de Azevedo, eleito pelos seus colegas como ‘guarda-vidas padrão’. Ele e mais outras quatro pessoas foram homenageados, na manhã desta terça-feira (20), durante solenidade em alusão ao Dia do Guarda Vida – celebrado em 28 de dezembro.

O evento reuniu autoridades e a tropa a fim de reconhecer o trabalho preventivo e ativo prestado por tais profissionais à sociedade paraibana. Na ocasião, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), coronel Jair Carneiro, lembrou que o seguimento de salvamento aquático atua diretamente na prestação de serviço à população, sendo um ‘braço’ essencial da corporação.

“Quantos desses homens, nos fins de semana e feriados, enquanto todos estão se divertindo, deixam suas casas para salvaguardar a vida de banhistas. Eles se preocupam com aqueles a quem servem – o povo, e merecem esse reconhecimento que fazemos hoje através dessa solenidade”, destacou o comandante, ao lembrar que os cidadãos percebem e são gratos por esse trabalho.

Ele aproveitou, ainda, para pedir o empenho de todos na continuidade da Operação Verão, que reforça a segurança no litoral até o final de fevereiro. “Teremos ainda muita demanda nos próximos dias e esperamos que o efetivo dê continuidade a essa prestação de serviços eficaz”, orientou o comandante geral, ao citar que desde o início da Operação foram realizados pelo menos 40 salvamentos aquáticos, sem nenhum registro de óbito no litoral.

O comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), tenente coronel Erik Oliveira, lembrou as ações da unidade realizadas ao longo de todo ano de 2014. “Por causa da atuação desses guarda-vidas, 304 pessoas foram salvas no litoral paraibano e 124 crianças, que estavam perdidas, foram acalentadas e devolvidas aos pais. Portanto, temos que agradecer o trabalho desempenhado por esses profissionais, que fazem e inspiram o heroísmo, o trabalho em favor do próximo”, completou Erik.

Durante a solenidade, foram premiados ainda, com troféu e certificado, o guarda-vidas com melhor preparo físico, sargento Rodrigo Paiva de Queiroz, e o guarda-vidas com mais tempo de serviço, sargento Hermano Câmara Vilar. “Muito orgulho desse reconhecimento do Batalhão, no qual eu atuo há 15 anos como guarda-vidas. É uma profissão bonita, que escolhi por vocação”, destacou Hermano.

Também foi concedido o título de ‘Amigo do BBS’, pelo apoio constante nas ações do batalhão, ao comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, o capitão de fragata Valdinei Ciola (que receberá a comenda em momento posterior), e o comerciante José Santana de Souza. “Foi muita emoção, eu nem esperava. Estou muito agradecido por essa homenagem, pois o trabalho que os bombeiros têm desempenhado em Gramame Sul tem sido essencial para nós, daquela área”, contou José.

O evento em homenagem ao Dia do Guarda Vida, que aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), na Capital, contou também com a presença do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Denis Nery, do diretor de Saúde da Polícia Militar da Paraíba, coronel Fábio Almeida,                      do comandante do 1º Batalhão Bombeiro Militar e do  1º Comando Regional Bombeiro Militar, coronel Jobson Ferreira – entre outras autoridades.

Investimentos – Em 2014, o Governo do Estado investiu mais de R$ 914 mil em materiais de busca e salvamento aquático para uso do Corpo de Bombeiros. Entre os itens adquiridos estão um veículo para colocação e retirada de embarcações da água, 300 nadadeiras e 100 sapatilhas náuticas para uso dos guarda-vidas, além de 40 pranchas de tipos diversos, 15 caiaques e 100 coletes salva-vidas.