Fale Conosco

1 de outubro de 2015

Militares do Corpo de Bombeiros participam de treinamento ‘cross fire’ na praia do Cabo Branco



01 10 15 bombeiros mestre em ciencia do desporto dar aula de cross fire aos bombeiros pb 4 270x191 - Militares do Corpo de Bombeiros participam de treinamento ‘cross fire’ na praia do Cabo BrancoO Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) promove, a partir das 7h30 desta sexta-feira (2), uma aula de cross fire com o educador físico, mestre em Ciência do Desporto e doutorando na mesma área, Rodrigo Poderoso. A atividade, que é aberta apenas para bombeiros, acontece na praia do Cabo Branco.

Conforme o Departamento de Educação e Desportos do CBMPB (Defid), que está à frente da organização do evento, a aula de cross fire é baseada em movimentos funcionais de alta intensidade e constantes. Entre os materiais que serão usados estão: barras e anilhas, bolas e pneus.

O objetivo dessa modalidade de exercício é aumentar a força, melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória; além de ajudar na definição do da musculatura, redução de medidas e percentual de gordura, entre outros benefícios. A aula terá duração média de uma hora e o Defid pede que os militares levem traje de banho, pois uma parte das atividades será no mar.

A aula faz parte do programa de estímulo à prática de educação física e de um estilo de vida saudável, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, através do departamento especializado (Defid). “O bom condicionamento físico é essencial para a profissão do bombeiro militar, por isso, damos todo o suporte para que ele possa manter a boa forma e assim prestar bons serviços à sociedade”, destacou o major Isaías Guedes, chefe do Defid, ao acrescentar que duas vezes ao ano os militares se submetem ao Teste de Aptidão Física.

Currículo – Rodrigo Poderoso é professor da Faculdade de Anhanguera Cascavel, no Paraná; pós-graduado em fisiologia do exercício, avaliação e prescrição de exercícios para grupos especiais; Mestre e doutorando em ciência do Desporto; Bicampeão mundial de Jiu-Jitsu e campeão mundial de supino. Ela também tem o curso de instrutor nível 2, do Exército dos Estados Unidos.