João Pessoa
Feed de Notícias

Metodologia do PAA na Paraíba será apresentada para agentes públicos do Nordeste

quarta-feira, 26 de abril de 2017 - 16:56 - Fotos: 

A metodologia aplicada pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada, na execução do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Institucional, será apresentada nesta quinta-feira  (27), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife (PE), durante o “Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para atendimentos de órgãos públicos na Região Nordeste”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

O técnico Flávio Müller Borghezan, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – PB) é quem vai fazer as explanações sobre o êxito deste programa na Paraíba, que é de grande importância para a compra de produtos agrícolas de agricultores paraibanos.

O Simpósio tem por objetivo estreitar a parceria entre o MDSA, Ministério da Defesa, Forças Armadas e órgãos da União, Estados e municípios no apoio às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O painel destinado a Flávio Müller é justamente sobre os desafios e oportunidades para atendimento do Decreto nº 8.473/2015, que disciplina as compras pelo governo junto aos agricultores familiares.

Reunião – Na manhã desta quarta-feira (26), no auditório do Interpa, em João Pessoa, a Emater reuniu prefeitos, secretários municipais, coordenadores de escritórios regionais e técnicos para uma avaliação e discussão sobre os avanços no processo de compra governamental pelo PAA Estadual, contando com a participação da secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula de Souza Almeida, e do gerente executivo de Programas Governamentais, Luiz Antônio Lianza da Franca. Na ocasião, o presidente da Gestão Unificada, Nivaldo Magalhães, destacou as parcerias com as prefeituras municipais para a execução de ações que vêm desenvolvendo conjuntamente visando o fortalecimento da agricultura familiar.

Durante a reunião conduzida pelo diretor técnico da Emater, Vlaminck de Paiva Saraiva, e por Flávio Müller Borghezan, os participantes avaliaram o desempenho do programa que hoje está presente em dezena de municípios. Uma das propostas que vem sendo discutida é a implantação de centrais de compra nos municípios.