João Pessoa
Feed de Notícias

Meteorologia prevê chuvas esparsas no Litoral, Brejo e Agreste nesta quinta-feira

quarta-feira, 17 de junho de 2015 - 11:57 - Fotos:  Arquivo

A previsão do tempo para esta quinta-feira (18) é de chuvas esparsas no Litoral, Brejo e Agreste paraibano, além de nebulosidade variável para as demais regiões. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) informou ainda que a temperatura mínima deverá ser registrada no Cariri e Curimataú (18ºC), enquanto a máxima é esperada para o Sertão (34ºC).

A meteorologista Marle Bandeira disse que as chuvas esparsas, no Litoral, Brejo e Agreste, devem continuar nos próximos dias também. “Por causa do transporte de umidade, trazida pelos ventos em baixos níveis da atmosfera, em direção à costa leste. Essa condição favorece períodos de chuvas intercalados por períodos de sol nessas três regiões”, explicou.

Com relação aos termômetros desta quinta-feira, a Aesa informou que no Litoral eles devem variar de 22ºC a 29ºC. No Brejo, oscilarão de 19ºC a 25ºC, enquanto no Agreste a mínima ficará em torno de 19ºC e a máxima de 29ºC.

Enquanto isso, no Cariri e Curimataú, as temperaturas previstas são de 18ºC até 31ºC. No Sertão, a variação será de 20ºC a 34ºC. Já os termômetros, no Alto Sertão, deverão marcar mínima de 20ºC e máxima de 33ºC.

Inverno – a partir das 13h38 do domingo (21), vai começar, oficialmente, o inverno em todo o hemisfério sul, onde está localizada a Paraíba. Uma das características mais marcantes da estação – no Litoral, Brejo e Agreste paraibano – são as chuvas, assim como no outono (iniciado às 19h45 de março, com temperaturas amenas e aumento da umidade, seguindo até 21 de junho).

Marle Bandeira disse que, no inverno, a temperatura mínima poderá chegar a 16ºC na Paraíba. “O principal sistema gerador de chuvas são as nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste”, explicou. “As temperaturas são mais amenas e chegam a uma mínima de 16ºC, no Brejo e Cariri, e máxima de 31ºC, no Sertão e Litoral”, afirmou Marle Bandeira