João Pessoa
Feed de Notícias

Meta será o aumento e a promoção de eventos de negócios, técnicos, científicos e culturais em CG

quarta-feira, 19 de maio de 2010 - 11:25 - Fotos: 
A reunião de esforços de pelos menos 15 instituições públicas e privadas e o desenvolvimento de ações comuns para fomentar o progresso do turismo em Campina Grande serão os grandes objetivos do Projeto “Viver Campina”, que foi discutido na Secretaria de Interiorização da Ação do Governo do Estado (SEIAG).

A reunião contou com a participação do gerente da Agência do SEBRAE – Campina Grande, João Alberto Miranda Leite; a gestora do Projeto de Turismo (Cariri e Agreste) do SEBRAE, Rosa Maria Nascimento Correia; a secretária de Interiorização da Ação do Governo, Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo, e a chefe de Gabinete da SEIAG, Ana Cleide Rotondano.

Conforme expôs Rosa Maria, a grande meta será o aumento e a promoção de eventos de negócios, técnicos, científicos e culturais em Campina Grande. Outro objetivo será a estruturação de roteiros turísticos para Campina e as cidades por ela polarizadas. Para tanto, o SEBRAE busca conquistar pelo menos 15 parceiros, entre eles o Governo do Estado.

Ela explicou que, para tanto, o projeto será viabilizado mediante diversas ações, entre elas o trabalho de uma equipe de gestão e monitoramento; mobilização e sensibilização de lideranças e autoridades; criação do Fórum de Turismo da Região do Agreste; levantamento do “inventário turístico de Campina Grande”; diagnóstico histórico e cultural de Campina Grande; programa de capacitação profissional (garçons, taxistas, profissionais de hotéis e restaurantes); desenvolvimento do artesanato e melhoria da infra-estrutura turística.

A gestora do Projeto de Turismo enfatizou, ainda, ações como o desenvolvimento de Programa de Preservação Ambiental; elaboração do calendário de eventos de Campina Grande; formatação de roteiros turísticos; plano de marketing; missões técnicas/caravanas estaduais e nacionais e captação de recursos financeiros.

A secretária de Interiorização, Ana Cláudia Vital do Rêgo, explicou que o encontro foi bastante proveitoso, pois sempre foi meta do Governo do Estado firmar parcerias com as mais diversas instituições da Paraíba, a exemplo do SEBRAE, prefeituras e universidades, visando desenvolver a vocação turística da Paraíba e, em especial, de Campina Grande.

“De fato, não adianta a realização de ações isoladas. Os grandes eventos e o progresso turístico só podem acontecer mediante a parceria entre todos os setores interessados, tanto da esfera pública como privada. É por isso que, atualmente, o Governo já envida todos os esforços, por exemplo, para tornar três cidades paraibanas como sub-sedes da Copa de 2014, entre elas Campina Grande. Desta forma, agora e sempre estamos dispostos a firmar parcerias com todos aqueles que realmente almejam o progresso turístico paraibano”, destacou.

Por sua vez, o gerente regional do SEBRAE, João Alberto, frisou que o encontro foi bastante proveitoso. Várias reuniões serão efetivadas em breve com a participação de representantes do Estado e outros organismos governamentais. “Vamos continuar unindo forças para o fortalecimento turístico paraibano, afinal esta iniciativa vai gerar mais renda, emprego e riqueza para todos os paraibanos”, destacou.

                                                                                     Da Secom-CG