João Pessoa
Feed de Notícias

Mestrado profissional promove capacitação para professores da rede estadual

quinta-feira, 2 de junho de 2016 - 17:38 - Fotos: 

“Fazer um mestrado era um sonho pra mim, por isso, quando vi o edital do Governo do Estado, vi a oportunidade de realizar meu sonho e pensei: agora chegou a minha vez”. Esta declaração da professora Maria Jozelma Cabral da Silva Maroja, aluna do mestrado profissional em Formação de Professores, mostra a realidade do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que tem como objetivo a capacitação dos professores da rede estadual de ensino. Esta iniciativa teve um investimento de R$ 250 mil.

Desde o início do mês de maio, 48 professores da rede estadual de ensino, selecionados após participação em um rigoroso processo de seleção, composto por três etapas de caráter eliminatório (análise do projeto de pesquisa; prova escrita e defesa do projeto de pesquisa), participam das aulas do mestrado. São dois programas em funcionamento: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Mestrado Profissional em Formação de Professores.

Participam do Mestrado Profissional professores efetivos da Rede Estadual de Educação Básica da Paraíba, licenciados ou com bacharelado em Física, Matemática, Química, Biologia, Ciências, Pedagogia, Letras, entre outros, que estão comprovadamente em sala de aula. As aulas são ministradas pela UEPB, em Campina Grande, semanalmente, às segundas e terças-feiras.

“Esta é uma iniciativa pioneira e de extrema relevância da SEE e tem como foco a valorização profissional e a qualificação dos professores, buscando com isso melhorar o nível de educação da rede pública da Paraíba. Essa formação vai garantir que isso possa repercutir em ações de qualidade na sala de aula”, destacou a secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

A professora Maria Jozelma Cabral da Silva Maroja, que leciona a disciplina de Português para os alunos do 9º ano da Escola Estadual Maria Geni de Sousa Timóteo, em João Pessoa, conta que pretende levar o conhecimento adquirido no mestrado para a sua escola, seja aplicando a pesquisa que irá realizar com seus alunos ou estimulando outros colegas da escola a também se qualificarem. “Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a influência da linguagem virtual na linguagem formal dos alunos e tenho certeza que vou devolver esta oportunidade que estou recebendo do Governo do Estado com conhecimento que irei empregar em sala de aula”, analisou a mestranda.

Desde o início desta gestão, o Governo do Estado prioriza uma política de capacitação voltada aos professores da rede estadual de ensino. “Em 2011 fizemos uma grande formação que atingiu 13 mil professores da rede estadual. Na sequência conseguimos ofertar a Especialização em Fundamentos da Educação, também em parceria com a UEPB e agora damos sequência a esse processo de capacitação, com o nível de mestrado, que pode garantir uma progressão funcional desses profissionais na carreira do magistério”, explicou a gerente de recursos humanos da SEE, Ana Carolina Vieira Lubambo de Britto, destacando que a importância do mestrado profissional para os professores da rede estadual é que ele integra a política de gestão de pessoal do Governo do Estado, no pilar de capacitação.

A gerente adiantou ainda que existe a perspectiva de um novo convênio com a UFPB para oferecimento de três novos cursos, desta vez em João Pessoa. “Sem dúvida, é uma política estruturante do Governo do Estado, que vem a reconhecer o trabalho dos professores e incentivar que mais práticas pedagógicas inovadoras de melhor qualidade sejam desenvolvidas em sala de aula com os estudantes”, explicou Ana Carolina Lubambo.