João Pessoa
Feed de Notícias

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros resgatam carro submerso em açude da região da Borborema

segunda-feira, 25 de maio de 2015 - 17:09 - Fotos: 

Os mergulhadores de resgate do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) atenderam, na manhã desta segunda-feira (25), uma ocorrência envolvendo um carro que afundou em um açude localizado em Lagoa de Roça, a 20 quilômetros de Campina Grande.  A equipe foi acionada quando se dirigia para uma instrução prática com os alunos do Curso de Mergulhador Autônomo de Resgate (Cmaut), em Campina.

Conforme o chefe do Departamento de Operações de Mergulho de Resgate (Domar) e supervisor do Cmaut, tenente coronel Erik de Oliveira, havia dois ocupantes no veículo, no momento do incidente, mas ambos conseguiram sair antes que o veículo ficasse completamente submerso e não tiveram ferimentos. “O condutor foi desviar de uma colisão com uma motocicleta e acabou perdendo o controle do veículo e caindo em uma ribanceira com uma lagoa de cerca de cinco metros de profundidade”, detalhou.

Todo o trabalho de resgate do veículo feito pelos mergulhadores formados da corporação foi acompanhado pelos alunos do curso, que estão em fase final de formação. Conforme o tenente coronel Erik, a equipe passará esta semana por vários municípios da Paraíba, a fim de promover instruções práticas nos açudes do Estado.

O objetivo é simular ocorrências reais de busca de pessoas, embarcações, automóveis e outros objetos, nesses ambientes que são considerados de visibilidade restrita por conter obstáculos como galhos e cercas. Nessa viagem de estudos, estão previstas instruções nos açudes Coremas, Galante, Nova Olinda, São Gonçalo e Boqueirão.  Esses mananciais possuem profundidade que varia de 10 a 21 metros.

Curso de Mergulho – Este é o segundo curso realizado pelos Bombeiros da Paraíba na área de mergulho e a expectativa é continuar as qualificações com o intuito de aumentar o efetivo capacitado na área. A formação tem duração média de três meses, perfazendo uma carga horária total de 555 horas aula.

As disciplinas englobam habilidades técnicas tanto físicas quanto psicológicas necessárias à atividade de mergulhador de resgate. Entre elas estão: Teoria Geral do Mergulho, Mergulho Livre, Prática de Mergulho Autônomo Avançado, Emergências em Mergulho, Mergulho de Resgate, Náutica, Treinamento Físico para Mergulhadores, Salvamento Aquático, etc.