João Pessoa
Feed de Notícias

Merendeiras das creches da 1ª GRE participam do projeto ‘Comer Bem’

sexta-feira, 25 de novembro de 2011 - 22:07 - Fotos: 

Merendeiras das 32 creches da 1ª Gerência Regional de Educação participaram, na tarde desta sexta-feira (25), do Projeto Comer Bem, idealizado pelo Núcleo de Creches de João Pessoa. “O projeto foi uma forma de reconhecer o bonito trabalho que as merendeiras desempenham, valorizar esse trabalho e fazer um intercâmbio entre elas, para que cada uma conhecesse as receitas das outras”, explicou Paula Lira, coordenadora do Núcleo de Creches de João Pessoa.

O projeto aconteceu durante três dias. Nos dois primeiros dias, as merendeiras escolheram as receitas que seriam analisadas pelas nutricionistas do Núcleo de Creches, que adicionaram alguns ingredientes para aumentar o valor nutricional da preparação. Nesta sexta, as merendeiras executaram as receitas, e um júri formado por duas nutricionistas convidadas escolheu três receitas vencedoras nas categorias “prato principal”, “acompanhamento” e “sobremesa”. Todas as receitas foram elaboradas com os ingredientes que já fazem parte da merenda das creches do Estado.

Na categoria prato principal, a receita vencedora foi o “Bife de Soja”, executado pela cozinheira Severina Ramos de Lima, da Creche Marieta Fernandes. Na categoria acompanhamento, venceu o “Purê de Batata Doce”, executado pelo cozinheiro Ivanildo da Silva, da Creche Delegada Maria Tereza. Por fim, na categoria sobremesa, a cozinheira vencedora foi Rosileide Maria de Lima, da Creche Maria da Luz, com um “Flã de Cremogema com Doce de Goiaba”. Os vencedores ganharam prêmios, assim como todos os participantes.

“A ideia de trabalhar uma alimentação de qualidade, valorizando o que essas cozinheiras já sabem fazer, foi excelente. Essas receitas serão organizadas em um livro, que será distribuído para as cozinheiras de todas as escolas da rede. São receitas novas que aproveitam os alimentos da merenda escolar”, destacou Aparecida Uchôa, da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (SEE). 

Outras receitas chamaram a atenção pela criatividade, como o “Strogonoff de Proteína de Soja”, a “Lasanha de Legumes”, a “Panqueca de Aveia”, a “Soja com Maçã” e o “Arroz ao Creme de Jerimum”, além de receitas já conhecidas, como “Bolo de Maracujá”, “Bolo de Fubá” e a “Torta de Banana”.

“Tudo que eu faço aqui na creche é com muito amor, eu trabalho em prol das crianças, então o que me importa é que as crianças gostem da merenda e elogiem, esse pra mim é o melhor prêmio”, contou Rosileide Maria de Lima, vencedora na categoria sobremesa.