João Pessoa
Feed de Notícias

Merendeiras da rede estadual recebem treinamento sobre manipulação de alimentos

quarta-feira, 16 de novembro de 2016 - 17:26 - Fotos: 

As merendeiras das escolas da rede estadual de ensino da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa, participam nesta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), no auditório do Lyceu Paraibano, em João Pessoa, do Curso Básico de Manipulação de Alimentos, promovido pela Gerência Operacional de Assistência ao Estudante (GOAE), da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Nesta quarta-feira (16), o curso aconteceu para 154 merendeiras das cidades que compõem a 1ª GRE e nesta quinta (17) será realizado para as 228 merendeiras das escolas de João Pessoa. O curso está sendo ministrado pelas nutricionistas da SEE, Ana Hilza Xavier Amaro e Shimene Rodrigues Lacet. Também participam como apoio as nutricionistas Kaline Barreto de Aquino, Eliane Pereira Carvalho e Sayuri Montenegro Ishihara.

No curso estão sendo abordadas questões como armazenamento adequado dos alimentos, a importância do uso do fardamento, coleta e destino final dos resíduos, controle de pragas, o que são as bactérias e quais as mais perigosas, a maneira correta de lavar as mãos, entre outros temas.

De acordo com a nutricionista Ana Hilza Xavier Amaro, durante o curso são exibidos vídeos orientativos e é distribuído um manual com as informações detalhadas repassadas durante o curso. Também acontece a distribuição de materiais para uso das merendeiras, como touca, avental e luvas.

O curso já foi realizado nas cidades de Itabaiana (12ª GRE), Guarabira (2ª GRE), Mamanguape (14ª GRE), Campina Grande (3ª GRE), Monteiro (5ª GRE), Catolé do Rocha (8ª GRE), Pombal (13ª GRE), Cajazeiras (9ª GRE), Sousa (10ª GRE), Itaporanga (7ª GRE), Princesa Isabel (11ª GRE) e Patos (6ª GRE), capacitando cerca de 1.500 merendeiras das escolas da rede estadual de ensino.