Fale Conosco

24 de junho de 2011

Memorial de 45 anos da UEPB propõe registro histórico com a participação de toda comunidade



Com a finalidade de promover um resgate histórico sobre os 45 anos de fundação da Universidade Estadual da Paraíba, uma Comissão de Memória foi formada pela Instituição para arrecadar documentos, fotografias, recortes de jornais, registros audiovisuais ou qualquer outro meio que possa ser reunido em uma publicação gráfica, a ser lançada até outubro deste ano.

A Comissão, coordenada pelo professor Benjamim Pereira e formada por alunos e professores do curso de História da UEPB, pretende chamar a atenção das pessoas que, de alguma forma, fizeram parte da Universidade e guardaram registros sobre estes 45 anos de trajetória, sejam integrantes da comunidade acadêmica (professores, funcionários, estudantes) ou não. De caráter comemorativo, o material gráfico constará de um livro e um álbum de fotografias, publicados posteriormente pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Segundo o professor Benjamim, a UEPB está preparando atividades para fazer referência e homenagear a história dos 45 anos. “Para isso, contamos com o apoio fundamental daqueles que participaram da Instituição, que nutram uma identificação com a história ou, ainda, que tenham prestado ou recebido alguma contribuição da Universidade”.

Os registros devem ser enviados até o dia 31 de julho para a Chefia de Gabinete ou para a Assessoria de Comunicação da UEPB, nos e-mails benjamim.uepb@hotmail.com e ascom@uepb.edu.br. Outras informações podem ser adquiridas pelos telefones (83) 3315-3375 ou 3315-3438.

Um pouco da história

A Universidade Estadual da Paraíba nasceu como Universidade Regional do Nordeste (URNe), criada por uma lei municipal em março de 1966. Somente sete anos depois, em 1973, é que a URNe obteve autorização do Conselho Estadual de Educação, por meio da Resolução nº17/73, para seu funcionamento.

Apenas em 1987, quando foi sancionada a lei nº 4.977, é que a URNe foi transformada em UEPB, marcando a estadualização da Universidade como uma vitória da comunidade acadêmica. Além dos 45 anos de fundação da Universidade e dos sete anos de autonomia, comemorados neste ano, os 25 anos de estadualização também serão celebrados em 2012.