João Pessoa
Feed de Notícias

Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social chegam ao Hotel Tambaú

sexta-feira, 26 de março de 2010 - 10:30 - Fotos: 
Os membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba (CDES/PB) que vão tomar posse nesta sexta-feira (26),  às 10h, começam a chegar ao evento no Auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa onde serão recepcionados pela Banda da Polícia Militar. Neste momento, o governador José Maranhão recebe o ministro das Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, que está desembarcando no aeroporto Castro Pinto. Após posse, haverá a I Reunião Plenária do CDES/PB, no mesmo local.
 
O diretor da Embrapa de Campina Grande, Napoleão de Macêdo, ressaltou que o evento é de suma importância por ser consultivo e delibera alguns assuntos, além de uma poderosa arma do governo para tomar grandes decisões.Para o prefeito do município de São João do Rio Peixe, Lavosier Dantas, é uma grande iniciativa do governo do Estado no que diz respeito a área social do nosso estado, onde as decisões passam pela avaliação dos que vão fazer parte do conselho de uma forma colegiada. Já o presidente da OAB, Odon Bezerra, revelou que “tivemos uma reunião preliminar nesta quinta-feira (25) e sentimos o que representa um conselho dessa maginitude, vai ajudar a tomar decisões de políticas públicas da própria sociedade”.

O CDES/PB é um órgão colegiado e representativo composto por 33 representantes do poder público estadual e de organizações e instituições da sociedade civil. O colegiado estadual foi criado pela Lei nº. 8.810, de 26 de maio de 2006, e terá ação consultiva, constituído com a finalidade de contribuir na formulação de políticas e diretrizes públicas específicas, voltadas ao desenvolvimento econômico e social do Estado, produzindo indicações normativas, propostas políticas, projetos e programas de fomento que venham a complementar as ações governamentais. A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 27 de maio de 2009.

Composição – Os membros natos do CDES/PB são: o governador do Estado; os secretários de: Estado do Governo; do Turismo e Desenvolvimento Econômico; do Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca; Finanças; Receita; Controladoria; Comunicação Institucional; Educação e Cultura; Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Planejamento e Gestão; Segurança e Defesa Social; Cidadania e Administração Penitenciária; Procurador Geral do Estado; presidente do Poder Legislativo; presidente do Poder Judiciário; Procurador Geral de Justiça; e o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O CDES/PB tem como membros representantes da sociedade civil os Reitores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB); Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP); presidente da Federação do Comércio, Marconi Medeiros; a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag/PB); representante dos Trabalhadores do Estado da Paraíba através da maior Central Sindical; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba; presidente da Federação dos Municípios do Estado da Paraíba (Famup); presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa); superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e Federação das Micro e Pequenas Empresas do Estado.
As instituições convidadas como observadoras são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
 
Gledjane Maciel e fotos de Antonio David da Secom