Fale Conosco

2 de maio de 2012

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte serão empossados



Representantes eleitos de 16 cidades paraibanas serão empossados no Comitê da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte (CBH-LN). A cerimônia, organizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), será realizada nesta quinta-feira (3), às 9h, no auditório do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Rio Tinto.

De acordo com a programação do evento, logo após a posse acontecerá a primeira assembléia ordinária e eleição da diretoria do CBH – LN para a gestão 2011-2013. As cadeiras dos 44 membros eleitos estão distribuídas da seguinte forma: 20 vagas para usuários de água (pessoa física ou jurídica que consuma acima de dois mil litros por hora), sendo 10 para titulares e a mesma quantidade de suplentes; 16 pessoas representam a sociedade civil (associações, ONGs, sindicatos) e outras oito defendem os interesses do poder público municipal.

“O processo de renovação e eleição da diretoria dos nossos comitês acontece de forma democrática envolvendo todos os segmentos e sob a orientação da Aesa, que tem incentivado o processo de mobilização com o foco na gestão participativa, priorizando o debate sobre os recursos hídricos na Paraíba”, ressaltou o diretor de gestão da Aesa, Chico Lopes.

Os novos empossados serão responsáveis, entre outras coisas, pela fiscalização e gerenciamento das águas das bacias dos rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri. “A legislação federal e estadual contemplou a criação dos comitês como instrumento de mobilização para tratar de temas importantes nas bacias hidrográficas, por isto, é chamado de ‘Parlamento das Águas’. Neste contexto o debate é feito pelos habitantes das bacias sob a orientação dos comitês e estes, por sua vez, tem a função de procurar soluções para os problemas que afetam nossos rios, barragens, pequenos reservatórios e outros problemas ambientais”, acrescentou Chico Lopes.

O Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte abrange 51 cidades, totalizando 4.597,1 km². Foram eleitos representantes das cidades de Alagoa Grande, Areial, Bananeiras, Esperança Itapororoca, João Pessoa, Lagoa Seca, Lucena, Mamanguape, Marcação, Montadas, Rio Tinto, São Sebastião de Lagoa de Roça, Santa Rita e Sapé.

Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), através dos telefones 3211-6453 e 3211-6458 e na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, número 1457, 2º andar, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.