Fale Conosco

3 de outubro de 2012

Médicos do Sertão recebem capacitação em tratamento de influenza



Médicos da rede hospitalar das regionais de saúde de Patos (6ª), Piancó, Itaporanga e Conceição (7ª), Catolé do Rocha (8ª), Cajazeiras (9ª), Sousa e Pombal (10ª) e Princesa Isabel (11ª) estão sendo convidados para participarem no próximo dia 10 de uma atualização em protocolos e tratamento da influenza.

O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e que acontecerá na sede da 6ª Gerência em Patos, terá como expositor o infectologista Francisco de Assis.

O objetivo dessa capacitação é fortalecer a assistência, notificação e tratamento precoce de pacientes com influenza, a partir da sintomatologia e resultados das amostras, evitando-se assim o agravamento da doença que pode levar à morte.

Nessa busca pela eficácia da notificação da influenza é preocupação também da SES o cuidado com o profissional que faz a acolhida na porta de entrada dos hospitais, que devem também seguir os protocolos.

Essa capacitação promovida pela SES tem a ver também com a detecção do agente etiológico influenza tipo B em um paciente da cidade de Piancó este ano e de vários casos diagnosticados em Patos, mas sem que ocorresse a coleta devida para investigação.

As gerências regionais devem entrar em contato com a de Patos, que tem como gerente José Leudo Farias, para repassar a lista dos médicos que participarão da capacitação, pelo fone 83-3423-2110. O evento será aberto a qualquer médico interessado em ampliar seus conhecimentos.