João Pessoa
Feed de Notícias

Médico Dario Birolini faz palestra em João Pessoa, nesta quarta-feira

terça-feira, 13 de outubro de 2009 - 16:29 - Fotos: 

A direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) de João Pessoa promove na noite desta quarta-feira (14), um evento para celebrar o ‘Dia do Médico’, comemorado no próximo 18 deste mês. Com o tema ‘Análise crítica da prática médica’, o encontro, que acontece no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), terá como um dos palestrantes o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), médico Dario Birolini, que é referência no Brasil e exterior na área de trauma. O Secretário Estadual de Saúde (SES), José Maria de França, confirmou presença no evento.
        
A programação tem início às 18h, com um acolhimento musical no hall do Conselho, quando se apresenta um grupo de chorinho composto por médicos. Às 19h, começa a parte das palestras.
 
“Inicialmente teremos a participação do professor Dario Birolini, que fará uma análise crítica da prática médica de maneira global. Em seguida, o médico Dauvélio Madruga, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, vai tecer considerações a respeito da ética medica. E concluindo a apresentação dos palestrantes, o especialista em Direito Médico, Genival Veloso, falará sobre a área jurídica. Em seguida, será iniciado o debate com o público presente”, informou a diretora técnica do Hospital de Trauma, a médica Aleuda Nágila.
 
Ela também disse que o evento é aberto a todos os médicos. “Convidamos vários médicos, associações, sindicatos, universidades, faculdades, entre outras entidades ligadas à área da saúde. Será um momento ímpar de reflexão e de muito aprendizado para discutirmos o assunto, até porque estamos trazendo à Paraíba um dos médicos mais renomados do país, Dario Birolini”, ressaltou a diretora técnica. Após o encerramento das atividades, será oferecido um coquetel de confraternização. 

Programação do evento 

18h – Acolhida musical
19h – Início das palestras (Dario Birolini, Dauvélio Madruga e Genival Veloso)
21h – Início dos debates
22h – Coquetel de encerramento
 
Perfil – Dario Birolini formou-se pela Faculdade de Medicina da USP em 1961 e defendeu Tese de Doutorado. Em 1987, prestou concurso para professor titular da disciplina de Cirurgia do Trauma e atualmente é professor emérito da Universidade de São Paulo. Durante sua vida profissional, foi vice-diretor da Faculdade de Medicina da USP e escolhido como membro de 16 sociedades nacionais e internacionais de cirurgia; fundador da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e presidente de 1982 a 1990. Na década de 80, foi consultor do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em 1990, assumiu a direção do Programa Nacional de Emergências e Trauma do Ministério da Saúde.
 
Entre outros cargos societários, presidiu a Sociedade Panamericana de Trauma, foi vice-presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e governador do Capítulo Brasileiro do Colégio Americano de Cirurgiões. Foi designado membro honorário da Sociedade Médico Cirúrgica do Uruguai (1988), da Associação Americana para Cirurgia do Trauma (1988), da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (1997), da Sociedade de Cirurgiões Gerais do Peru (1999), da Sociedade Uruguaia de Emergência e Trauma (2002) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2005).

É autor e co-autor de mais de 350 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e autor ou co-autor de 23 livros. Suas publicações são, em sua maioria, voltadas para as áreas de trauma, emergências cirúrgicas, cuidados pré e pós-operatórios e metabolismo em cirurgia.

 

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma