João Pessoa
Feed de Notícias

Medalha do Mérito Esportivo para Kaio Márcio e Luana Wanderley

sexta-feira, 27 de novembro de 2009 - 18:03 - Fotos: 

O governador José Maranhão entregou na manhã desta sexta-feira (27), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a Medalha do Mérito Esportivo ‘Governador Tarcísio de Miranda Burity’ e Diploma ao atleta Kaio Márcio, que se tornou recordista e dono de três medalhas no Mundial de Piscina Curta disputado na Suécia este ano. A também atleta paraibana Luana Wanderley Moreira Lira, convocada para a Seleção Brasileira de Saltos Ornamentais, também foi contemplada com as mesmas condecorações.

“Os prêmios que os atletas paraibanos estão recebendo justificam os investimentos que o Governo do Estado vem realizando através do Programa Bolsa Atleta. Nossa política de investimentos tem apresentado resultados também nos esportes”, afirmou o governador. Estavam presentes à solenidade, os deputados Wilson Santiago, Expedito Pereira e Nivaldo Manuel.
 
Criando oportunidades – O chefe do Executivo lembrou que depois de assumir o governo no mês de fevereiro deste ano, procurou colocar em prática uma política de apoio ao esporte amador para que fossem surgindo novos campeões, a exemplo de Kaio Márcio, que é vitorioso como nadador em diferentes torneios esportivos internacionais. “Tudo é questão de oportunidade e estamos criando essas oportunidades. O governo tem obrigação de investir no apoio ao esporte”, disse.

Ainda segundo o governador, no passado o programa de incentivos à prática esportiva “era mais para atender aos amigos, bem ao contrário de agora, que passou a ser de forma coletiva”. Ele também falou sobre os investimentos realizados com a finalidade de preparar a Paraíba para se credenciar a uma das sub-sedes da Copa do Mundo, que acontecerá no ano de 2014 no Brasil.
 
O secretário coronel Francisco de Assis, da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), destacou que os Jogos Escolares da Paraíba, realizados recentemente, podem ser definidos como num celeiro de novos talentos. Neste ano participaram cerca de 20 mil jovens, num aumento substancial do número de atletas, já que no ano passado eles foram pouco mais de 6 mil.
 
Kaio – O nadador Kaio Márcio disse que estava feliz e também emocionado com as homenagens que o Governo do Estado lhe prestara. Destacou que o Programa Bolsa Atleta é muito importante para criar condições de que jovens talentos também possam participar de eventos esportivos.

Após o desembarque no Aeroporto Castro Pinto, na quinta-feira (26), procedente da Suécia, onde participou das competições, Kaio desfilou em um carro aberto pelas principais ruas do Centro de João Pessoa. Agora, ele retorna para o Rio de Janeiro, onde fica apenas até o dia 20 de dezembro e depois passa um período de férias na Capital paraibana, e só volta aos treinos dia 4 de janeiro. “Estou morando no Leme, faço faculdade de Desenho Industrial e treino diariamente no Fluminense e Tijuca, de segunda a sábado, cerca de duas horas e meia por dia”, contou.
 
Kaio Márcio é atual recordista mundial dos 50 metros borboleta em piscina curta (22s60). Ele também se tornou o homem mais rápido do mundo nos 200 metros da prova em piscina de 25 metros, durante a etapa de Estocolmo da Copa do Mundo de Natação, resultados que fortalecem a sua caminhada para as disputas das Olimpíadas de 2012, em Londres (Inglaterra), onde estará brigando por medalhas com grandes nomes da natação mundial, a exemplo do norte-americano Michael Phelps.

 

José Nunes, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB