João Pessoa
Feed de Notícias

MDA avalia crédito fundiário no Brasil em evento na Paraíba

quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 12:54 - Fotos:  Secom-PB

Cerca de 50 representantes das unidades técnicas de gestão do crédito fundiário em todo o Brasil estão em João Pessoa para avaliar a aplicação do programa nos últimos anos. O evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, começou nesta quinta-feira (23), no Hotel Xênius, na capital, e termina amanhã.

O encontro de avaliação foca principalmente nas aplicações dos Subprojetos de Investimento Comunitário (SIC), que integra a base do crédito fundiário em todos os Estados. “Há casos em que o SIC não é aplicado corretamente e tem situação que a verba nem chega a ser usada porque o prazo estipulado pelo Governo Federal não é cumprido”, disse o diretor do Departamento de Crédito Fundiário do MDA, Dino Castilhos.

Segundo ele, o prazo de dois anos (prorrogável por mais um, a depender do caso) foi definido por decreto e mesmo assim tem unidade de gestão que não cumpre a determinação. “Se o dinheiro não for aplicado nesse período, infelizmente, volta para o governo e muitos agricultores nem sabem disso”, explica.

Dino Castilhos ainda ressaltou que eventos como esse, que acontece em João Pessoa, servem justamente para a troca de experiências, saber onde o programa de crédito fundiário pode ser melhorado e o que pode ser adaptado entre os Estados. “Nós queremos é, cada vez mais, aplicar o dinheiro que é garantido pelo Governo, por isso precisamos compartilhar os caminhos”.

Nesta sexta-feira, o secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, participa do seminário de avaliação do crédito fundiário. Ele vem reforçar a cobrança à aplicação das verbas em alguns Estados e anunciar novos recursos. Na Paraíba, segundo o MDA, a aplicação do dinheiro dos Subprojetos de Investimentos Comunitários não apresenta problemas com os agricultores.