Fale Conosco

1 de dezembro de 2012

Matrículas da pós-graduação para professores começam nesta segunda



As matrículas para os professores da rede estadual de ensino que se inscreveram no curso de pós-graduação lato sensu – Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares começam nesta segunda-feira (3). O inscritos devem procurar a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a partir das 14h, nos Campus das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro, Patos, Araruna e Guarabira.

No ato da matrícula é imprescindível que os profissionais inscritos apresentem os seguintes documentos: comprovante de inscrição, diploma de graduação (original e cópia), histórico escolar (original e cópia), duas fotos 3×4 e  documentos pessoais (RG, CPF e Comprovante de Residência).

A relação de alunos matriculados deverá ser divulgada pela UEPB no site  www.uepb.edu.br e pela Secretaria de Estado da Educação no site www.paraiba.pb.gov.br/educacao no dia 14 de dezembro de 2012.  A aula inaugural será realizada no dia 15 de dezembro em local a ser divulgado posteriormente.

O curso de pós-graduação está sendo oferecido pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). De acordo com a secretária de Estado da Educação em exercício, Márcia Lucena, o curso objetiva promover a formação continuada dos profissionais graduados e efetivos que atuam na rede estadual de educação básica. Ela explica que os profissionais terão a oportunidade fazer a capacitação e uma reflexão sobre práticas pedagógicas interdisciplinares, na perspectiva de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Tudo de acordo com as normas estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/1996, em seu artigo 67, e a meta 16 do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

“O Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares é parte integrante do Plano de Gestão Paraíba Faz Educação, lançado em agosto de 2011. Terá duração de 12 meses e será realizado em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estarão voltados para os eixos temáticos norteadores da Educação no Estado da Paraíba, tais como: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho e Educação e Pesquisa”, destacou a secretária.

Segundo a gerente de Recursos Humanos da SEE, Ana Carolina Vieira, a carga horária do curso será de 360 horas, das quais 160 horas serão destinadas as atividades à distância, desenvolvidas por meio da Plataforma Moodle, e 200 horas destinadas às atividades presenciais, realizadas aos sábados, das 7h às 12h, em 12 polos localizados nos seguintes municípios: Araruna, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Monteiro, Patos, Princesa Isabel e Sousa.

A secretária da Educação em exercício, Márcia Lucena, informa ainda aos profissionais de educação matriculados para o Curso de Especialização que eles não serão dispensados de suas atividades, não cabendo, portanto, pedido de licença para capacitação prevista no Artº 88 da Lei Complementar nº 58/2003 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores Públicos Civis do Estado da Paraíba.

Os casos omissos serão analisados pela SEE que se reserva o direito de analisar e deliberar sobre os mesmos. Para outras orientações, entrar em contato com a Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, por meio dos telefones: (083) 3218-4049/ 3218-4052/ 3218-4076 / 3218-4051.