João Pessoa
Feed de Notícias

Matheus Nachtergaele revela que inspiração para seu 1º filme veio do Sertão da Paraíba

terça-feira, 27 de outubro de 2009 - 12:19 - Fotos: 

“Por algum motivo, a família considerou isso um milagre e passou a louvar esses trapinhos como se fosse uma coisa muito preciosa, como se fosse alguma coisa da menina que tivesse restado”, conta Nachtergaele. “Eu fiquei muito comovido com isso e pensei que daria um filme bonito, comovente, ao mostrar essa capacidade do homem de ter fé”.

‘A Festa da Menina Morta’ (Brasil, 2008) acabou se tornando a estreia do famoso ator brasileiro na direção, com direito a um lançamento pomposo na prestigiada mostra Un Certain Regard (Um Certo Olhar), do Festival de Cannes, e dali arrebatando prêmios em importantes festivais no Rio de Janeiro, Chicago, Havana e Los Angeles, além de seis estatuetas no Festival de Gramado 2008, entre elas Melhor Ator (Daniel de Oliveira), Prêmio da Crítica, Prêmio do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri.

Na próxima sexta-feira (30), o filme, finamente, entra em cartaz em João Pessoa, marcando a reabertura da programação de cinema do Bangüê, cujos projetores estavam ociosos há anos. Um dia antes, na quinta-feira (29), ‘A Festa da Menina Morta’ ganha uma premiére de luxo, às 20 horas, com uma sessão para convidados e a presença confirmada do próprio Matheus Nachtergaele. De sexta a domingo, o longa fica em cartaz em dois horário, 18h30 e 20h30, com ingressos convidativos de R$ 6 (inteira) e R$ 3 (estudante).

O filme conta a história de Santinho (Daniel de Oliveira, de Cazuza), alçado à condição de líder espiritual numa comunidade ribeirinha do alto Amazonas. Depois do suicídio da mãe (Cássia Kiss, de ‘Meu Nome Não é Johnny’), ele recebe em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. Esse milagre é comemorado pela comunidade há 20 anos, com a festa do título. No elenco ainda estão Jackson Antunes (astro da novela ‘A Favorita’) e Dira Paes (‘Baixio das Bestas’).

Assessoria de Imprensa da Funesc