Fale Conosco

29 de março de 2017

Maternidade Frei Damião realiza palestra sobre biossegurança hospitalar



A educação continuada é um dos requisitos exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os serviços que participam do Programa de Avaliação Externa da Qualidade do Ministério da Saúde (AEQ). A intenção é qualificar os atendimentos e serviços ofertados a população. Seguindo essa diretriz, a Maternidade Frei Damião, que compõe a rede hospitalar estadual, promove nesta quinta-feira (30), às 18h30, palestra sobre biossegurança hospitalar, para os profissionais da Agência Transfusional e do Laboratório de Análises Clínicas da Maternidade, além dos servidores de outros setores da unidade, que tenham interesse em participar.

O encontro é o primeio de um ciclo de palestras que deve ocorrer a cada trimestre e acontece no auditório da unidade de saúde, localizada no bairro de Cruz das Armas. A palestra será ministrada pelo analista clínico da Maternidade Frei Damião, Bergson Carvalho, e a enfermeira da unidade, Raísa Verde.

O analista clínico Bergson Carvalho explica que “o objetivo do encontro é atualizar as equipes da maternidade sobre os procedimentos de biossegurança hospitalar, boas práticas em serviços de saúde e protocolos de segurança do paciente”, ressaltou.

O analista ainda defende que, “o programa de educação continuada é projetado para melhorar continuamente a confiabilidade e a eficácia dos serviços realizados por estes setores, para alcançar a qualidade técnica necessária e garantir que as práticas seguras dos processos, sejam encaradas como atitudes responsáveis frente ao trabalho”, avaliou.

Agência Transfusional  - O serviço de hemoterapia da Maternidade Frei Damião, é uma unidade transfusional ligada ao Hemocentro da Paraíba que realiza assistência hemoterápica e hematológica às urgências e emergências, realizando transfusões de sangue e hemocomponentes e dando suporte hematológico quando solicitado. A equipe é formada por analistas clínicos, biomédica, enfermeiras, hematologistas e técnicos em hemoterapia e enfermagem.

Do início deste mês até agora, foram realizadas mais de 70 procedimentos hemoterápicos pela instituição.

Os profissionais que compõem o serviço são especializados em hematologia ou têm qualificação comprovada pela Hemobrás, Anvisa e Ministério da Saúde.

Em janeiro deste ano, um assistente social passou a integrar a equipe, com a finalidade de captar doadores de reposição e encaminhá-los ao hemocentro, onde acontece a reposição do estoque de sangue, que foi utilizado pelos pacientes atendidos na maternidade.

Laboratório de Análises Clínicas – O laboratório da unidade funciona 24 horas e atende prioritariamente os pacientes internos na unidade de saúde, além de oferecer apoio diagnóstico aos programas de pré-natal de alto risco, planejamento familiar e programa de assistência a mulheres vítimas de violência sexual. No caso dos exames de média e alta complexidade são encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB).

A equipe é formada por analistas clínicos, biomédicos, enfermeira e técnicos em laboratório e enfermagem, com especializações em Análises Clínicas, Hematologia, Bioquímica Clínica e Microbiologia.

Em junho de 2016, uma enfermeira com pós-graduação no Programa de Saúde da Família (PSF) foi integrada ao serviço, para agilizar e facilitar os fluxos de diagnóstico.