João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade Frei Damião lança programa de saúde para servidores

segunda-feira, 29 de março de 2010 - 18:55 - Fotos: 
A Maternidade Frei Damião – que faz parte da rede hospitalar do Estado – lança, às 16h desta terça-feira (30), o Programa ‘Cuidando de quem cuida’, que tem o objetivo de promover a saúde física e mental dos servidores da unidade por meio de atividades físicas, assistência psicológica e orientação nutricional. O evento acontecerá no auditório da Maternidade, que fica no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. O programa será reapresentado às 20h para os funcionários que trabalham no período noturno. A Frei Damião conta com 612 funcionários, sendo 469 mulheres e 143 homens.

O programa, que está ligado ao setor de ações estratégicas e especiais da Maternidade, vai atender aos funcionários diariamente, das 8h às 19h, no Setor de Psicologia. Cada servidor receberá um cartão, que conterá os seus dados pessoais, além das anotações sobre o seu estado de saúde. O atendimento será feito por uma equipe multidisciplinar, formada por quatro psicólogos, um nutricionista e um educador físico.

Ao procurar o serviço pela primeira vez, o servidor será encaminhado para uma consulta com a nutricionista, que fará uma entrevista sobre os seus hábitos alimentares e encaminhará uma solicitação de exames laboratoriais (glicose, triglicerídeos e hemograma, entre outros), antes de prescrever uma dieta específica. Dependendo do quadro clínico, a pessoa será encaminhada a um médico especialista para fazer o tratamento indicado.  

No caso de não haver contraindicação, o funcionário será orientado a fazer alguma atividade física, dirigida por um educador da área, que vai dizer qual o exercício mais adequado para cada pessoa. Além disso, a Maternidade já realiza exercícios laborais (sessões de alongamento) com os servidores, diariamente, que são desenvolvidos nos próprios setores. O programa contará, ainda, com atendimento psicológico.

Conscientização – “O nosso objetivo, ao desenvolver esse programa, foi estimular o servidor a dirigir um olhar sobre si, procurando analisar o seu estilo de vida, os seus hábitos e perceber como isso afeta diretamente a sua vida. Nós podemos desenvolver várias atividades voltadas para o bem-estar dos funcionários, mas se eles não despertarem para a importância disso, de nada adiantará. Por isso, não vamos apenas oferecer o serviço, mas também, mostrar que ele é eficiente e que pode contribuir para melhorar a qualidade de vida”, disse Fátima Ferreira, psicóloga e coordenadora do programa.

Palestra – Antes do lançamento do programa, haverá uma palestra sobre ‘Saúde e qualidade de vida do servidor’, a ser proferida por Fátima Ferreira e pela nutricionista Fabiana Ramos. “A gente já vem desenvolvendo algumas atividades isoladas na Maternidade, para ajudar a melhorar tanto a saúde física quanto mental dos nossos servidores. Agora, com esse programa, vamos ter um trabalho mais intenso, com a certeza de que, se as recomendações dos profissionais forem seguidas à risca, eles vão ter uma vida melhor”, disse Kátia Araçary, chefe de Ações Estratégicas e Especiais da Maternidade.  

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB