João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade Frei Damião debate parto prematuro durante palestra

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 - 18:18 - Fotos: 

A Maternidade Frei Damião, mantida pelo Governo do Estado, realizou na manhã desta terça-feira (29) uma palestra sobre ‘Diretrizes na abordagem multidisciplinar na gestação’, para enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade localizada no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa. Durante a aula, o diretor clínico da maternidade, Eduardo Fonseca, falou sobre a importância do trabalho em equipe e mostrou alguns procedimentos que devem ser feitos em casos de partos prematuros e de mães hipertensas.

A palestra foi o início de uma capacitação, que vai continuar em janeiro do próximo ano, para os enfermeiros e técnicos que vão atuar na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) da Frei Damião, que deverá ser inaugurada em breve. Após a palestra, que aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), os funcionários participaram de um almoço de confraternização, com música ao vivo.

Missão – A gerente-executiva de Ações Programáticas e Estratégicas da SES, Juliana Soares, representou o secretário de Saúde do Estado, José Maria de França, e falou sobre o papel da Frei Damião no Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, assinado em maio deste ano.
“A gente tem a missão de reduzir a taxa de mortalidade infantil, em pelo menos 5% ao ano. A próxima avaliação será feita em dezembro de 2010 e tenho certeza que a gente vai conseguir ultrapassar esta meta, pelo trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado desde o inicio do ano. De Cajazeiras à Capital, a energia tem sido muito positiva. Vamos dar as mãos, porque esta é apenas a primeira etapa”, disse.

Elogios – A diretora administrativa da Maternidade, Elba Medeiros, também falou durante o evento. “Vocês estão fazendo o melhor para que a maternidade tenha uma nova cara. Queremos a Frei Damião não apenas bem equipada e decorada, mas com funcionários satisfeitos, trabalhando com prazer. Temos recebido muitos elogios de pacientes que reconhecem o nosso trabalho e estamos muito orgulhosos por vocês”.

A gerente do Núcleo de Enfermagem, Walquíria Costa, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu o apoio do secretário José Maria de França. “Este evento vai fazer parte da história da maternidade porque, em breve estaremos inaugurando a UCI e a UTI materna e são vocês quem estarão junto com as equipes médicas, no dia-a-dia, fazendo o atendimento dos pacientes. A Frei Damião é um exemplo e tem tudo para crescer. Quero agradecer ao governador José Maranhão e ao secretário José Maria de França, que têm nos dado todo o apoio necessário para a realização de um bom trabalho”, declarou.

A segunda parte da capacitação para os enfermeiros e técnicos que vão trabalhar na UCI deverá acontecer em janeiro e contará com a participação de cerca de 30 pessoas. A unidade, que inicialmente terá quatro leitos, atenderá os bebês que necessitam de cuidados especiais (com suspeita de infecção e hipoglicemia, por exemplo), sem precisar de uma UTI, que é indicada para os casos mais graves, como crianças que precisam ser entubadas.

 
Da Assessoria de Imprensa da SES/PB