João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade Frei Damião comemora aniversário e encerra campanha ‘Outubro Rosa’

segunda-feira, 26 de outubro de 2015 - 16:48 - Fotos: 

A Maternidade Frei Damião, que faz parte da Rede Hospitalar do Estado, completou 29 anos no domingo (25). Para comemorar a data e o encerramento da Campanha Outubro Rosa, uma programação especial foi elaborada pela direção da unidade na manhã desta segunda-feira (26). A comemoração teve início com uma apresentação da história da maternidade, com uma homenagem para os funcionários. Em seguida foi servido um café da manhã.

Segundo a diretora geral da unidade, Ana Márcia Fernandes, durante todo o mês foram realizadas atividades especiais em alusão à Campanha Outubro Rosa. “Durante todo o mês de outubro tivemos vários eventos como palestras com médicos explicando sobre o câncer de mama, dias de beleza para as funcionárias, tardes de animação com música, tudo em comemoração ao Outubro Rosa. Hoje estamos fechando o mês com esse café da manhã, simbolizando a importância dessa maternidade para a população paraibana. Realizamos cerca de 300 partos por mês, somos maternidade ‘Amiga da Criança’, fazemos parte da Rede de Cardiologia Pediátrica, enfim, temos um papel de extrema importância atendendo com muito amor e dedicação mulheres de toda a Paraíba e estados vizinhos”, disse.

Ana Márcia agradeceu aos funcionários da maternidade, que, em sua maioria, são antigos e fazem da equipe da Frei Damião sua segunda família. “Grande parte dos funcionários está aqui desde a fundação da maternidade e têm uma relação de amor com esse espaço. Agradeço muito a todas essas pessoas que estão aqui diariamente se doando, fazendo o seu melhor para atender com muito carinho e dignidade a população paraibana”, disse Ana Márcia Fernandes.

O diretor técnico da maternidade, o ginecologista José Gomes, ressaltou o orgulho por trabalhar em uma unidade de saúde tão dedicada aos seus pacientes. “A Maternidade Frei Damião é a maior do estado. Aqui trabalhamos com respeito e responsabilidade. Aqui aprendi a amar o diferente, as pessoas que pensam diferente de mim. Cresci muito aqui. E não posso deixar de ressaltar que essa maternidade mudou para uma vida nova nessa gestão. Nós que fazemos a Frei Damião nos orgulhamos dessa gestão, que mudou a cara e a maneira de ser da maternidade, buscando sempre proporcionar um melhor atendimento a população paraibana”, concluiu o ginecologista.

Serviços – A Maternidade Frei Damião conta com 800 funcionários. Na atual gestão foram implantados os seguintes serviços: acolhimento com classificação de risco; centro de custo e pré-natal de alto risco. Além disso, a maternidade oferece alojamento Canguru; UTI materna; planejamento familiar; Programa de Assistência às Mulheres Vítimas de Violência Sexual; Projeto Rede Cegonha e odontologia nas UTI.

Na parte de imunização, a unidade realiza testes do pezinho, da orelhinha e da linguinha; tem laboratório de análises clínicas; controle de infecção hospitalar e ouvidoria. A Maternidade Frei Damião ainda tem o serviço de acompanhamento de recém-nascidos prematuros durante os primeiros 12 meses de vida, com pediatras, enfermeiros, neurologistas, oftalmologistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

Inauguração – A Maternidade Frei Damião, construída com recursos estaduais, foi inaugurada em 25 de outubro de 1986. O nome da maternidade foi escolhido pela própria comunidade de Cruz das Armas que era devota do frade que na época era considerado um santo vivo.

A diretora geral da maternidade falou que o segredo para o sucesso é o trabalho em equipe. “Estamos terminando mais um ano de muito trabalho, dedicação e compromisso com a comunidade e com a gestão. Esses 29 anos de luta nos trazem muitas alegrias e faremos o melhor para que a maternidade Frei Damião tenha crescimento e credibilidade”, concluiu Ana Márcia.