Fale Conosco

20 de outubro de 2016

Maternidade Frei Damião comemora aniversário de 30 anos com várias atividades



A Maternidade Frei Damião, que faz parte da rede hospitalar do Estado, completa 30 anos no dia 26 de outubro. Para comemorar a data, uma programação especial foi elaborada pela direção da unidade durante todo o mês de outubro. Começou com a abertura da Campanha Outubro Rosa e segue até a próxima quarta-feira (26).

Segundo a diretora geral da unidade, Ana Márcia Fernandes, durante todo o mês de outubro foram realizadas atividades em alusão ao aniversário, principalmente voltadas à Campanha Outubro Rosa.

“Já tivemos vários eventos, a exemplo de palestras com médicos explicando sobre o câncer de mama, dias de beleza para as funcionárias e usuárias, tardes de animação com música e capacitação para servidores”, disse ela.

Na programação, elaborada para esta sexta-feira (21), às 13h, ocorre uma palestra destinada aos funcionários sobre o método “Mãe Canguru”. A Maternidade Frei Damião é referência no assunto. Estarão presentes, além da equipe da Maternidade, a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e a secretária estadual de Saúde, Roberta Abath.

“Na oportunidade, vamos falar sobre a importância e a eficiência do método Canguru. Durante este ano, 30 mães cangurus já foram acompanhadas na Frei Damião com êxito. Elas também estarão na palestra e falarão sobre suas experiências”, informou Ana Márcia.

No método “Mãe Canguru”, diariamente o bebê é examinado, avaliado e estimulado à sucção para que tão logo possa mamar diretamente no seio. Enquanto isso não ocorre, a equipe da Maternidade orienta e estimula a ordenha do leite materno para que o bebê que ainda não mama diretamente receba o leite de sua própria mãe. Todos os dias, ambos têm direito a visitas.

“Ficar com o bebê 24 horas por dia coladinho no corpo da mãe, isto é, na sua essência, o que consiste o Método Mãe Canguru”, explicou à médica da Maternidade Frei Damião, Fátima Paiva. Ela comentou que o método foi idealizado e desenvolvido na Colômbia, na década de 1980, pelo pesquisador Héctor Martine e inspirado pela observação do comportamento das mães cangurus, animais que continuam seu crescimento e desenvolvimento fora do útero, em uma bolsa.

Na quarta-feira (26), a partir das 10h, ocorre a comemoração oficial do aniversário de 30 anos da unidade. Na ocasião, além da festa, será implantado o parto sem dor (analgesia); inauguração de exposição com fotos do dia a dia na Maternidade (partos, mães, crianças, funcionários); curso destinado aos funcionários sobre shantala para bebês.

Clique aqui e confira a programação completa.