João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade do Hospital Geral de Mamanguape implanta SPA Gestacional

segunda-feira, 9 de março de 2015 - 12:26 - Fotos:  Secom-PB

O Hospital Geral de Mamanguape (HGM) acaba de implantar um SPA Gestacional, com o objetivo de promover e estimular o parto normal e diminuir o número de parto cesariano. Na sala, são realizados exercícios com bolas, bastões e também exercícios respiratórios com relaxamento para estimular a dilatação do colo uterino e facilitar o trabalho de parto, promovendo uma assistência humanizada e de qualidade às gestantes.

A primeira gestante a utilizar o novo serviço chegou ao HGM com 3 centímetros de dilatação e com contrações. Depois de realizadas as manobras durante 30 minutos de estimulação para a abertura do colo uterino, o número de contrações ficou mais intenso e a paciente foi levada à sala de parto com 9 centímetros de dilatação, dando a luz ao seu bebê com parto normal.

Responsável pela implantação do SPA Gestacional, o diretor-técnico do HGM, Bernardo Moreira de Oliveira, explica que a dor no trabalho de parto e durante o parto normal é um importante obstáculo que pode ser encarado e vivenciado de forma positiva pela mulher e por seus familiares. “Para isto, ela necessita estar preparada e consciente da necessidade de manter-se calma e relaxada durante todo o trabalho de parto. A intervenção das manobras na assistência obstétrica de baixo risco, como parte da rotina da equipe, valoriza a responsabilidade da gestante no processo, por meio do uso ativo do próprio corpo, tornando o momento mais humanizado. Esta é a função do SPA Gestacional”, esclareceu.

Shantala no HGM – A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher numa calçada pública massageando seu bebê. O objetivo principal da Shantala é promover uma melhor comunicação e interação entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo afetivo que já existe entre eles.

A técnica da Shantala traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê. “Com a massagem podemos acalmá-lo, evitar cólicas, gases, doenças, nascimento dos dentes, insônia, melhora a digestão, aumento do poder sensorial e da ligação afetiva. A prática da Shantala, que nós oferecemos aqui no Hospital Geral de Mamanguape, traz benefícios tanto para a mãe quanto para a criança”, afirmou Bernardo.

Durante a gestação intra-uterina, o bebê tem uma relação muito próxima e íntima com a mãe. Ele se encontra num ambiente aconchegante que transmite proteção e amor. Após o nascimento, a criança passa por um choque. Encontra um ambiente mais “hostil” e passa por um período de adaptação e maturação. “A Shantala é importante porque torna este processo muito mais confortável e natural”, finalizou Bernardo. 

Objetivos específicos do SPA Gestacional

• Aliviar as dores e desconfortos musculoesqueléticos durante a gestação;

• Preparar fisicamente a gestante para se adaptar as alterações biomecânicas e fisiológicas da gestação;

• Orientar exercícios respiratórios e de relaxamento para alívio da dor durante o parto;

• Prevenir disfunções no assoalho pélvico decorrentes da gestação e parto;

• Preparar as mamas para o aleitamento materno;

• Aliviar constipação intestinal;

• Fortalecer os membros superiores para suportar o peso do bebê;

• Realizar exercícios pélvicos para facilitar o parto natural;

• Orientar posicionamentos e posturas adequadas nas atividades diárias prevenindo sobrecargas indevidas na coluna e na pelve;

• Estimular a circulação linfática e sanguínea prevenindo a instalação de edemas.