Fale Conosco

5 de abril de 2015

HGM implanta serviço de acompanhamento de partos



DSCN2461 270x202 - HGM implanta serviço de acompanhamento de partosA maternidade do Hospital Geral de Mamanguape (HGM) criou um espaço exclusivo para os acompanhantes de mulheres em trabalho de parto. Com isso, as gestantes podem escolher o parente ou amigo que participará de todo o procedimento até o momento do nascimento da criança. É uma iniciativa pioneira no Vale do Mamanguape, composto por 12 municípios.

A medida já está em funcionamento. Na quarta-feira (18), a gestante Juliana Pereira teve seu bebê por meio de um parto cesariano. Samuel Fernando de Lima nasceu com 3,525 kg e 49 centímetros. O acompanhante de Juliana foi seu esposo, Paulo Fernando da Silva, 25 anos. “Fui pego de surpresa com a notícia que poderia assistir ao parto da minha esposa. Pensava que esse serviço só fosse possível em hospital particular”, comentou Fernando, que acompanhou o procedimento realizado pelos obstetras Everton Ramalho e Rossana Trocolli.

A diretora-geral do HGM, Isis Unfer, explicou que a medida atende à política do Sistema Único de Saúde (SUS). “Está previsto na Lei do Acompanhante. Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir a gestante o direito à presença do acompanhante durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto”, informou.

Vantagens do parto com acompanhamento:

- Garantir um melhor atendimento à gestante;

- Estimular o parto normal;

- Diminuir a duração do trabalho de parto;

- Diminuir o medo, a tensão e, consequentemente, aliviar a dor;

- Aumentar a sensação de prazer e satisfação no parto;

- Diminuir a ocorrência de depressão pós-parto;

- Favorecer o aleitamento materno;

- Fortalecer a vínculo entre você, sua parceira e o bebê.