João Pessoa
Feed de Notícias

HGM implanta serviço de acompanhamento de partos

domingo, 5 de abril de 2015 - 11:47 - Fotos: 

A maternidade do Hospital Geral de Mamanguape (HGM) criou um espaço exclusivo para os acompanhantes de mulheres em trabalho de parto. Com isso, as gestantes podem escolher o parente ou amigo que participará de todo o procedimento até o momento do nascimento da criança. É uma iniciativa pioneira no Vale do Mamanguape, composto por 12 municípios.

A medida já está em funcionamento. Na quarta-feira (18), a gestante Juliana Pereira teve seu bebê por meio de um parto cesariano. Samuel Fernando de Lima nasceu com 3,525 kg e 49 centímetros. O acompanhante de Juliana foi seu esposo, Paulo Fernando da Silva, 25 anos. “Fui pego de surpresa com a notícia que poderia assistir ao parto da minha esposa. Pensava que esse serviço só fosse possível em hospital particular”, comentou Fernando, que acompanhou o procedimento realizado pelos obstetras Everton Ramalho e Rossana Trocolli.

A diretora-geral do HGM, Isis Unfer, explicou que a medida atende à política do Sistema Único de Saúde (SUS). “Está previsto na Lei do Acompanhante. Os serviços de saúde do SUS, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir a gestante o direito à presença do acompanhante durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto”, informou.

Vantagens do parto com acompanhamento:

- Garantir um melhor atendimento à gestante;

- Estimular o parto normal;

- Diminuir a duração do trabalho de parto;

- Diminuir o medo, a tensão e, consequentemente, aliviar a dor;

- Aumentar a sensação de prazer e satisfação no parto;

- Diminuir a ocorrência de depressão pós-parto;

- Favorecer o aleitamento materno;

- Fortalecer a vínculo entre você, sua parceira e o bebê.