João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos recebe prêmio Amigo do Coração

quinta-feira, 19 de outubro de 2017 - 11:20 - Fotos:  Secom-PB

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, que integra a rede estadual de saúde e a Rede de Cardiologia da Paraíba (RCP) teve mais uma vez seu trabalho reconhecido ao ser agraciada com o prêmio Amigo do Coração. A pediatra e coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica em Patos, Nicoly Negreiros, recebeu o prêmio em nome da equipe durante o 6º Simpósio da RCP- CIRCOR, que aconteceu em João Pessoa, nos últimos dias 16 e 17.

Além da médica, participaram do evento representando a Maternidade de Patos, a enfermeira e integrante da RCP, Janielly Sousa e a auxiliar administrativa, Silvia Félix.

A médica Nicoly lembra que desde o início do trabalho da Rede, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, e o Círculo do Coração, que a Maternidade de Patos participa, inclusive, fazendo a triagem dos bebês nascidos na unidade. “A cada semana temos novos desafios, mas os superamos com determinação e esforço, pois cada criança, com sua família e história, enconmtra na RCP de Patos um local de acolhida”, afirma a médica.

Números – De acordo com os resultados gerais da unidade, desde que o trabalho da Rede começou a ser desenvolvido na Maternidade, em 2012, já foram feitos 1.558 atendimentos ambulatoriais, 1.797 ecocardigramas de triagem e foram diagnosticadas 263 cardiopatias. Dos exames realizados, 192 apresentaram alterações cardiológicas. A unidade presta assistência não só aos pacientes de Patos, mas, também às crianças de todo o sertão paraibano, com atendimentos via Telemedicina semanais.

De acordo com o relatório da Maternidade, este ano, já passaram pela triagem 2.138 recém-nascidos. Entre 2012 e 2017 a cobertura de nascimentos em Patos, através da RCP, com oximetria de pulso, totalizou 15.187 recém-nascidos. Desde 2015, a Maternidade dispõe de uma sala específica para acolher as crianças que aguardam a consulta.

“O Simpósio é importante porque além da apresentação dos dados e resultados de cada Centro, trocamos experiências e vivências que enriquece e fortalece o trabalho dos profissionais que integram a Rede. Foi muito bom participar do Simpósio e melhor ainda ter nosso trabalho reconhecido, mais uma vez”, afirma a Dra. Nicoly.

Este ano, o tema central do Simpósio foi “Terapia Intensiva em Cardiologia Pediátrica”. A programação ainda incluiu debates e mesas redondas, que abordaram diversos assuntos, tais como, “Rotinas no pós-operatório imediato”; “Manejo do débito cardíaco”; “Cardiopatias: o que o não especialista precisa saber?”; “Rotina para evolução do paciente cardiopata” e “Humanização x infecção em ambiente de UTI”.