Fale Conosco

16 de janeiro de 2013

Maternidade de Patos realiza mais de 2,3 mil partos em oito meses



SONY DSCA Maternidade Dr. Peregrino Filho, da cidade de Patos, hoje referência para cerca de 100 municípios sertanejos, vem ampliando serviços à população. As últimas estatísticas apontam que de maio a dezembro do ano passado foram realizados 2.315 partos, sendo 1.117 normais e 1.198 cesáreos.

Por se tratar de Hospital Maternidade de alta complexidade, muitas mulheres em estado de gravidez crítico são encaminhadas para a Peregrino Filho. Só a UTI Neonatal vem recebendo uma média mensal de 11 pacientes.

A UCIN – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal também vem apresentando grande movimentação após a Peregrino Filho se tornar de alta complexidade. Cerca de 40 crianças chegam a ser internadas no setor/mês. Segundo os diretores do Instituto Fibra, que administra a Maternidade de Patos, de maio a dezembro de 2012 ocorreram 915 internações de observação.

SONY DSCO cuidado com as gestantes que chegam à Maternidade, segundo o diretor clínico Paulo Athayde, começa prioritariamente na atenção básica. Ele lembra a importância do pré-natal, com todos os exames necessários e orientação por parte da equipe médica.

Outro número que reflete maior acesso da população à Peregrino Filho diz respeito aos exames laboratoriais. Foram 14.391 de maio a dezembro do ano passado, além de 4.033 ultrassonografias. A meta proposta pelo Governo do Estado, de 500 exames preventivos ao câncer de mama ao mês está perto de ser atingido.

SONY DSCA 6ª Gerência Regional de Saúde vem cadastrando, com auxílio de suas apoiadoras e das secretarias municipais de saúde da região, todas as mulheres em idade ideal para realizar a mamografia.

No geral, a Maternidade Peregrino Filho realizou, de maio a dezembro de 2012, aproximadamente 44.500 procedimentos, desde assistência social, parte de exames, indicadores hospitalares (cirurgias, internações, dentre outros) e ambulatoriais, números que mostram a dimensão da responsabilidade que a Peregrino Filho tem hoje para com a população dos municípios assistidos pelo SUS.