João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos realiza exames de mamografia durante campanha ‘Outubro Rosa’

segunda-feira, 22 de outubro de 2012 - 15:48 - Fotos: 

A maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, abriu na manhã desta segunda-feira (22), a programação da campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, atividade inserida no ‘Outubro Rosa’. Durante toda essa semana as mulheres de Patos e região, com idades  acima de 40 anos poderão procurar as unidades do PSF de suas localidades e solicitar ao médico a requisição para realizar o exame de mamografia e agendar na maternidade. Em até oito dias a pessoa fará o exame.

Todas as funcionárias da unidade hospitalar foram convidadas a fazer a prevenção e levar mais duas pessoas da família ou amigas para fazer os exames oferecidos gratuitamente. Palestras marcam a semana de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero da Maternidade Peregrino Filho. Diariamente, nos períodos da manhã, tarde e noite, pacientes, visitantes e funcionários podem receber informações sobre a temática, por profissionais de saúde.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, falou sobre a importância do serviço de mamografia, a facilidade de usufruir desse serviço, que permite detectar precocemente esse mal que só este ano deve matar mais de 12 mulheres e provocar mais de 52 mil novos caos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A Peregrino Filho está  disponibilizando 25 fichas em cada período (manhã e tarde) para o agendamento da mamografia.

Conscientização – O diretor da maternidade, Rogério Nunes, falou sobre a proposta do Governo do Estado, Maternidade e Instituto Social Fibra na sensibilização das mulheres, através de informações e facilitando acesso aos exames propostos na prevenção aos dois tipos de câncer alvos desse trabalho, como a mamografia e o citológico (Papanicolau).

Rogério destacou o incentivo que vem sendo dado aos municípios pelo Governo do Estado, sob coordenação da 6ª Gerência Regional de Saúde, para que orientem todas as mulheres com idade acima de 40 anos a fazer o exame de mamografia. A Peregrino Filho tem capacidade de realizar até 500 exames/mês. Para dar maior celeridade aos resultados dos exames citológicos, a Maternidade contratou um laboratório da rede privada.