João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos realiza ações em apoio à campanha Outubro Rosa

sábado, 5 de outubro de 2013 - 11:32 - Fotos:  Secom-PB

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, apoia ativamente a campanha de prevenção ao câncer de mama promovida pelo movimento Outubro Rosa. Para marcar oficialmente o início destas ações, a Secretaria de Saúde da Paraíba, através da 6ª Gerência Regional, realizou várias atividades na tarde dessa sexta-feira (4) na instituição. Houve carreata, hasteamento de bandeiras, apresentação da Banda do 3º Batalhão de Polícia Militar, o plantio de um Ipê Rosa, simbolizando o movimento Outubro Rosa, e ainda a entrega de certificados.

O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Sousa, junto com o responsável pela 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo, conduziu a solenidade que homenageou a prefeita de Mãe D’água, Margarida Tota. A chefe do executivo municipal recebeu um certificado porque sua cidade, no ano passado, foi a que mais encaminhou mulheres para fazer mamografia na Maternidade de Patos.

“Praticamente todas as mulheres do município em idade recomendada para fazer o exame foram encaminhadas para a maternidade entre outubro do ano passado e setembro deste ano. Mãe D’água respondeu por 60% do total de mulheres que realizaram o exame e esse comprometimento merecia ser louvado até para estimular outros gestores a seguir esse exemplo”, destacou José Leudo.

A presidente do grupo ‘Amigas Viva a Vida’, Gerúsia Delfino, também foi homenageada e recebeu um certificado em reconhecimento ao trabalho realizado pelo grupo na luta e prevenção contra o câncer de mama. Na ocasião, foi apresentada a nova marca da maternidade e a nova sinalização interna e externa da instituição.

Ações – As ações da Maternidade Dr. Peregrino Filho na campanha Outubro Rosa deste ano inclui a disponibilização de 500 mamografias para a população e a realização de palestras educativas durante todo o mês de outubro.  Outra iniciativa da instituição, que é administrada pelo Instituto Gerir, para enaltecer a campanha Outubro Rosa, foi dotar as entradas da maternidade de uma iluminação especial, na cor rosa, alusiva ao evento.

Internamente, a maternidade também desenvolverá atividades para o público feminino, inclusive, de sua equipe de profissionais, que poderá fazer a mamografia, além de exames citológicos.

A realização de palestras educativas sobre o câncer de mama e de útero também faz parte das atividades que serão realizadas ao longo do mês na Peregrino Filho. Enfermeiros, estagiários e outros profissionais que atuam na maternidade visitarão alojamentos da unidade, escolas particulares e das redes municipal e estadual de ensino para conscientizar mães e crianças sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de útero.