João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos realiza 21 mil atendimentos em cinco meses

quinta-feira, 25 de outubro de 2012 - 10:28 - Fotos:  Secom-PB

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, mantida pelo Governo do Estado, realizou 21.061 atendimentos de maio a setembro deste ano. Os altos investimentos que tornaram a Peregrino Filho, Hospital Amigo da Criança, a mais moderna do Sertão nordestino, aliado ao processo de qualificação, com capacitações mensais, contribuem para a melhoria das atividades, gerando maior satisfação da clientela de mais de 90 municípios sertanejos.

Nesse período de cinco meses, foram realizados 774 partos normais, 836 partos cesáreos, 2.678 exames de ultrassonografia, 5.240 exames laboratoriais clínicos, 204 cirurgias e 1.343 avaliações auditivas. Tão importante quanto o teste do pezinho, a avaliação auditiva permite detectar precocemente deficiência auditiva no recém-nascido.

A transferência de recém-nascidos, que era uma prática comum no passado, não é mais necessária. Isso decorre da alta complexidade existente hoje com o funcionamento das duas UTIs, neonatal e materna. A ativação de um mamógrafo que há cinco anos estava encaixotado possibilitou a realização, nos últimos três meses, de 250 exames.

O diretor da Maternidade de Patos, Rogério Nunes, enfatizou que junto com a 6ª Gerência Regional de Saúde vem trabalhando com os municípios a prevenção do câncer de mama. O agendamento acontece todos os dias. Basta a paciente ir à unidade de saúde de sua localidade para que o médico requisite a mamografia. De posse da solicitação, ela vai à Maternidade e agenda o exame.