João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos realizará exames de mamografia a partir desta quinta

terça-feira, 18 de setembro de 2012 - 17:15 - Fotos:  Secom-PB

Cerca de duas mil mulheres de 24 municípios da região de Patos e que estão cadastradas junto à 6ª Gerência Regional de Saúde serão beneficiadas com a realização de exames de mamografia pela Maternidade Peregrino Filho. O novo serviço começa a ser oferecido a partir desta quinta-feira (20).

A Peregrino Filho, segundo seu diretor Rogério Nunes, está em condições para receber essa clientela, que faz parte de uma demanda reprimida que tinha muita dificuldade de acesso ao serviço. O exame de mamografia faz um mapeamento de possíveis lesões nas mamas, identificando  precocemente o câncer em seu estágio inicial, dando oportunidade para tratamento e cura.

Serão feitas trinta mamografias por dia, de segunda a sexta-feira, divididas pelos turnos manhã e tarde. Os primeiros municípios a enviar suas pacientes serão São Mamede e Santa Luzia, mas com rotatividade de fluxo entre todos os municípios.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, e o Instituto Fibra estão garantindo 500 mamografias por mês. “Todos os municípios da Regional Patos já estão regulados para usufruir desse exame”, comentou o gerente da 6ª GRS, José Leudo Farias.

A mamografia é indicada para as mulheres com idade a partir dos 40 anos ou mais. Para aquelas que possuem casos de câncer na família se recomenda que se faça esse procedimento a partir dos 35 anos.  O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama ainda são elevadas. Presumi-se que isso ocorra devido o diagnóstico tardio.