João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos oferece refeições lights para seus funcionários

quarta-feira, 23 de setembro de 2015 - 09:31 - Fotos: 

Ter a possibilidade de se alimentar bem, no ambiente de trabalho, com refeições ricas em fibra, vitaminas, minerais, proteínas de alto valor biológico, carboidratos complexos e pobres em gordura. Desde o dia 15 de setembro, os funcionários da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, têm essa oportunidade e podem optar por pratos lights na hora do almoço ou do jantar. A disponibilidade do cardápio light faz parte de um conjunto de ações implementadas pelo Instituto Gerir, que administra a unidade, buscando melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

A refeição light pode ser solicitada por todos os funcionários da unidade, independente de sua função ou contrato. Todos os setores dispõem de formulários para a solicitação do prato light. Basta que o interessado preencha a solicitação no dia em que quiser o cardápio diferenciado até as 8h30, para almoço, e até as 15h30, para o jantar.  “Não há ônus para o colaborador. Ele não paga nenhum diferencial pelo pedido”, explica a nutricionista Fátima Aércia, idealizadora da proposta e responsável pelo setor de Nutrição e Dietética da Maternidade. Ela lembra que essa ação de pratos light é pioneira no serviço público de saúde na cidade de Patos.

Os pratos são preparados pelos cozinheiros e auxiliares de cozinha da Prime, empresa terceirizada de fornecimento de refeições, sob a supervisão de nutricionistas e servidos no mesmo horário do almoço e jantar da unidade. Segundo Fátima Aércia, atualmente, cerca de 40 refeições lights são servidas diariamente no almoço e em torno de 15, no jantar. Legumes, saladas, carnes magras, grelhados e arroz integral são alguns dos itens que compõem os pratos lights.

A coordenadora do setor de Higienização da Maternidade, Valquiria Rodrigues, foi uma das colaboradoras que já aderiu ao cardápio light. “Quando soube do projeto não pensei duas vezes e comecei a adotar hábitos mais saudáveis, não apenas para reduzir o peso, mas para ter uma alimentação mais equilibrada que na correria do dia a dia e sem a orientação nutricional que a gente tem aqui não é possível ter”, destaca ela, que já influenciou positivamente alguns integrantes de sua equipe para também adotarem hábitos mais saudáveis. “Seis integrantes de minha equipe também já aderiram aos pratos lights, inclusive, além da alimentação também estão realizado caminhadas, buscando uma melhor qualidade de vida. Este projeto é muito bom e importante”, destaca Valquiria.

O superintendente do Instituto Gerir, Dr. Nasser Tannus, lembra que logo que a proposta foi lançada pelo setor de nutrição, a direção da unidade acatou a sugestão. “Nós abraçamos a ideia e a aprovamos de pronto por entender que ela está inserida dentro da nossa proposta de trabalho que busca ofertar mecanismos que possibilitem aos nossos colaboradores melhorar sua qualidade de vida e, neste caso, sua saúde e bem estar”, argumenta.

Dr. Nasser lembra que o projeto “Alfabetizando com Valor”, que foi lançado recentemente pela Maternidade e que está possibilitando que funcionários que ainda não foram alfabetizados ou tenham dificuldades na escrita e na leitura possam retomar seus estudos, no próprio ambiente de trabalho, também faz parte dessa proposta de atuação do Gerir, que está em sintonia com as ações da Secretaria de Saúde do Estado.