João Pessoa
Feed de Notícias

Maternidade de Patos inaugura sala de porcionamento e UTI neonatal

quinta-feira, 2 de agosto de 2012 - 09:10 - Fotos:  Secom-PB

A Maternidade Peregrino Filho, da cidade de Patos, inaugurou a sala de porcionamento (lactário) e a UTI neonatal. Com a oferta desses dois serviços, o Governo do Estado consolida suas metas de descentralização, regionalização e fortalecimento da alta complexidade dessa maternidade, considerada a mais moderna do interior nordestino, referência para cerca de 90 municípios.

O Banco de Leite Drª Vilani Kherle, que possui um cadastro de 30 mães doadoras de Patos e Santa Luzia, também iniciou nesta quarta-feira (1º) a campanha de doação de leite, uma ação desenvolvida pela Secretaria da Saúde e Instituto Social Fibra, que administra a Maternidade Peregrino Filho em parceria com o Governo do Estado.

A ilustração do material de campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, elaborado pela direção da maternidade, traz uma mãe doadora da cidade. A intenção, segundo a superintendente do Instituto Fibra, Jucineide Oliveira Silva, é incentivar e retribuir o gesto solidário das mulheres que oferecem seu excedente lácteo, regionalizando ainda mais a campanha e enfocando mais a mãe sertaneja.

A sala de porcionamento vinha sendo preparada, desde o ano passado, para ampliar a atenção à mulher. O leite doado terá enorme valia para o desenvolvimento de crianças prematuras. Na abertura da sala, houve a retirada de leite de uma mãe da cidade de Patos, que recebeu todas as orientações da equipe do Banco de Leite sobre como fazer a manipulação, coleta e armazenamento.

Segundo o diretor da maternidade, Rogério Nunes, a instalação de UTIs é muito importante para toda a rede de pediatria e obstetrícia da região, já que os casos de alto risco eram encaminhados para João Pessoa. Os bebês prematuros de alto risco hoje dispõem de toda a infraestrutura e equipes capacitadas para atendê-los na Peregrino Filho, disse o diretor. Ele informou também que, em breve, serão realizados exames de colposcopia, ampliando a prevenção ao câncer de colo de útero.

O gerente regional de saúde, José Leudo Farias, enfatizou as ações que o Governo do Estado vem implementando no Sertão, citando a Maternidade Peregrino Filho, que amplia seus serviços com a UTI neonatal e a sala de porcionamento. “Nós temos em Patos o maior serviço disponível para a mulher sertaneja, que é a maternidade. Muitas outras ações vão acontecer para ampliar ainda mais a referência desse centro de saúde modelo para o interior nordestino”, comentou.

Aleitamento – A programação da Campanha de Aleitamento Materno, realizada pelo Governo do Estado e Instituto Social Fibra, inclui, nesta quinta-feira (2), na Praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, um trabalho de mobilização e conscientização da população sobre a importância do aleitamento materno e da doação do leite. Com a abertura da UTI neonatal a demanda deverá crescer por esse nutriente, com atendimento de crianças prematuras cujas mães não conseguem amamentar.

Na sexta-feira (3), haverá duas palestras no auditório da 6ª Gerência de Saúde, a partir das 8h: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, pela psicóloga Volffraniad de Sá, e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. As palestras serão oferecidas também no período da tarde, tendo como público alvo todos os funcionários da maternidade.