João Pessoa
Feed de Notícias

Mariana Aydar é atração do projeto Circuito Cultural nesta quinta-feira

terça-feira, 29 de abril de 2014 - 12:40 - Fotos:  Divulgação

A cantora e compositora paulista Mariana Aydar e o vocalista alemão Rieg estão entre as atrações da segunda etapa do projeto Circuito Cultural, que começa nesta quinta-feira (1º), no Centro Histórico da Capital. A programação musical da abertura inicia a partir das 20h30, com o cortejo do grupo Tambores do Forte, saindo da Praça Rio Branco em direção à Praça Antenor Navarro, onde acontecem os dois shows. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e do Movimento Varadouro Cultural.

Até domingo (4), o público terá acesso gratuito a essas e outras expressões artísticas a exemplo de teatro, dança, circo, cultura popular, artes visuais, audiovisual e literatura. As intervenções ocorrem em associações, praças, coletivos, casas de shows e restaurantes de João Pessoa. As próximas edições seguem até 11 de maio, durante os finais de semana.

O show que Mariana Aydar apresenta em João Pessoa é baseado no seu último CD, lançado em 2011 e intitulado “Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo”. Nesse trabalho, a cantora e compositora buscou suas origens. Conseguiu no disco o diálogo entre Salvador e África, psicodelia e pop, revelando canções novas. Nele, está implícita sua veia de compositora e também de intérprete. De Zé Ramalho a Thalma de Freitas, do fado até a vanguarda paulistana, de Caetano em inglês às composições próprias.

Entre as canções do disco está “Solitude”, que é uma parceria da cantora com as amigas Jwala e Luisa Maita. Em “Não foi em vão”, a composição de Thalma de Freitas é transformada em jazz-samba, com arranjo de madeiras e trompa. Só para citar mais um exemplo, Mariana Aydar também atualiza e deixa na vanguarda a música “Vai vadiar”, de Monarco e Ratinho, que foi sucesso na voz de Zeca Pagodinho. O show de Mariana está previsto para começar por volta das 23h.

O Circuito Cultural, que segue até 11 maio, oferece atividades artísticas de quinta a domingo. A iniciativa conta ainda o apoio do Balaio Nordeste, Coletivo Mundo, Trupe Arlequim, Moinho Produção, Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, Pogo Pub, Fundação Casa de Cultura Cia da Terra, Vila do Porto, Cachaçaria Philipéia e Café São Jorge.

Rieg e seu som experimental – antes de Mariana Aydar subir ao palco, o vocalista Rieg apresenta seu trabalho considerado um pop experimental de diferentes estilos, a exemplo do trip-hop. Entre as vertentes que mais influenciaram o trip-hop estão os conhecidos jazz, electropop, progressive rock, soul, funk, underground, reggae e dub para citar alguns exemplos. O show começa às 21h.

Rieg se apresenta no projeto Circuito Cultural acompanhado pelos músicos Daniel (baixo) e Nildo (bateria). Juntos, vão tocar um repertório autoral, com letras na maioria em inglês, mas com algumas composições em alemão e português. Atualmente, o músico está em estúdio, gravando seu primeiro CD, intitulado “12:00”. O álbum deverá ser lançado ainda neste primeiro semestre.

O artista, que se auto define como “alemão – norte americano”, nasceu e passou a infância nos Estados Unidos. Porém, foi na Alemanha que viveu a adolescência e deu os primeiros passos da sua formação musical. Há oito anos, Rieg mora no Brasil e, atualmente, está radicado em João Pessoa.

Mostra de Cinema Paraibano – A primeira atividade do Circuito Cultural desta quinta-feira é a Mostra de Cinema Paraibano, que começa às 19h, na Praça Rio Branco. Na ocasião, haverá a exibição de cinco audiovisuais, entre curtas e documentários.

A programação da Mostra de Cinema Paraibano será iniciada com o documentário “Cancha – Antigamente Era Mais Moderno”, com direção de Luciano Mariz, de Campina Grande. Logo depois, serão exibidos “O Vendedor de Coisas”, de Deleon Souto, de Patos; “Os Alquimistas de Camalaú”, de Manoel Fernandes Neto, de Cabedelo; “Jogo de Olhar”, de Marcus Vilar, de João Pessoa; e “Antoninha”, de Laércio Ferreira de Oliveira Filho, da cidade de Aparecida.

Primeira semana – Já na abertura da primeira semana do projeto, que aconteceu em 24 de abril, o evento conseguiu conquistar o público presente. A programação contou com o show do carioca Paulinho Moska. Entre as atrações também estavam a musicalidade de Seu Pereira e Coletivo 401; a peça teatral da Caravana Tapioca, de Pernambuco; a intervenção urbana da Tribo Éthnos; o debate no Porto do Capim; e outras expressões artísticas.

Confira a programação da segunda etapa do Circuito Cultural:

Quinta-Feira (01/05)

Atração: Mostra de Cinema Paraibano

Local: Praça Rio Branco

Horário: 19h

Atração: Cortejo dos Tambores do Forte

Local de saída: Praça Rio Branco

Horário: 20h30

Destino: Praça Antenor Navarro

Atração: Show com Rieg

Local: Praça Antenor Navarro

Horário: 21h

Atração: Show com Mariana Aydar

Local: Praça Antenor Navarro

Horário: 23h

Sexta-feira (02/05)

Atração: “Colcha de Retalhos”, com a Cia Boca de Cena (de teatro de bonecos)

Local: 19h

Horário: Porto do Capim

Atração: Cortejo do Boi de Reis Estrela do Norte (cultura popular)

Local: Porto do Capim

Horário: 20h30

Atração: Forró Encabulado (cultura popular)

Local: Balaio Nordeste

Horário: 21h

Sábado (03/05)

Atração: Performance Poética, com Suzy Lopes (teatro/literatura)

Local: Balaio do Nordeste

Horário: 19h

Atração: “O Circo do Cara de Clown”, com a Cia. Lua Crescente (circo)

Local: Largo de São Pedro

Horário: 21h

Atração: Damage Division – RN / Black Century – RN/ Red Butcher/ Truck Driver Killer (música)

Local: Pogo Pub

Horário: 22h

Atração: Pedecoco

Local: Espaço Mundo

Horário: 23h

Domingo (04/05)

Atração: “FIC – Fundo de Incentivo à Cultura” (debate)

Local: Auditório da Associação Comercial

Horário: 16h

Atração: Pôr-do-Sol Multicultural, com Grupo Raízes e convidado especial (música)

Local: Ateliê Multicultural Elioenai Gomes

Horário: 17h