João Pessoa
Feed de Notícias

Maria Christina Lins do Rego autografa “Jacarandás em flor” nesta sexta-feira

quinta-feira, 2 de junho de 2011 - 10:35 - Fotos:  Divulgação/Funesc

A escritora Maria Christina Lins do Rego participa da Semana José Lins do Rego, em homenagem a seu pai, promovida pela Fundação Espaço Cultural (Funesc). Nesta sexta (3), às 19h, a autora lança e autografa “Jacarandás em flor” (Editora José Olympio), onde revisita sua infância e adolescência através de cartas e diários, além de contar episódios da sua vida adulta. A noite de autógrafos será na Praça do Povo da Funesc.

Toda narrativa do livro é fruto das lembranças da autora com o acréscimo de passagens ficcionais. Herdeira de José Lins do Rego, Maria Christina fez uma mistura de suas memórias com passagens ficcionais e assim apresentou um panorama de sua vida. O convívio com o mestre do regionalismo aparece relatado ao lado de personagens femininos que marcaram a vida da escritora. Experiências como embaixatriz em diversas partes do mundo também ganham destaque.

A partir de cartas, diários e muitas lembranças, a autora narra como o contato com personalidades como Graciliano Ramos e Gilberto Freyre aguçaram a curiosidade intelectual da autora, que recorda as visitas destes e de muitos outros amigos a casa em que vivia com seu pai. O clima bucólico do Rio de Janeiro em meados do século XX é o pano de fundo de várias histórias.

Ivan Cavalcanti Proença, responsável pela orelha do livro e um dos convidados da Semana Cultural José Lins do Rego, destaca a capacidade de unir a leveza com que a autora conta a história de uma vida e os momentos delicados da história do país: “Jacarandás em flor é essencialmente memória, com expressiva inserção ficcional aqui e ali, como convém ao gênero que não se define autobiográfico. (…) As épocas se sucedem ao longo do livro, desde a breve lembrança-charme de Lana Turner às barbaridades da ditadura do Estado Novo: assassinato, invasão de aparelho, ações do DIP, nenhuma novidade diante do que ocorreria, agora por 20 anos, no Brasil mais recente”, avalia.

Mulheres marcantes na vida da escritora ganham capítulos à parte. Personagens virtuosas, anti-heroínas e outras de várias tendências são apresentadas de forma caricatural ou fidedigna: a amante, a super-romântica, a deusa mulata, entre outras figuras povoam o livro. O relato do rico contato com culturas de diversas partes do mundo proporcionam uma reflexão profunda diante das desigualdades sociais, dos contrastes “civilizatórios”, inclusive em países que ficaram décadas sob o jugo de colonizadores.

Maria Christina Lins do Rego Veras também é autora da obra infantojuvenil “Cartas para Alice: memórias de uma menina”, publicado pela Editora José Olympio, em 2007.

Serviço:

Semana Cultural José Lins do Rego (31 de maio a 4 de junho)

Lançamento do livro “Jacarandás em Flor”

Autora: Maria Christina Lins do Rego Veras

Data: 3 de junho (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Praça do Povo da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, rua Abdias Gomes de Almeida 800, João Pessoa, PB