João Pessoa
Feed de Notícias

Marcha de usuários marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em João Pessoa

quinta-feira, 19 de maio de 2016 - 11:22 - Fotos:  Ricardo Puppe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebrou o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, nessa quarta-feira (18), com a realização de uma marcha com os usuários dos serviços de saúde mental do Estado. A atividade, que teve início as 16h30, no Busto de Tamandaré, faz parte da VI Semana Estadual de Luta Antimanicomial, que este ano tem como tema “Não Nego…Eu Luto por uma sociedade sem manicômios!”, que começou na última segunda-feira (16).

Aproximadamente mil pessoas, entre usuários, familiares e trabalhadores dos serviços, participaram da caminhada. Marcaram presença os serviços dos municípios de João Pessoa, Juripiranga, Sapé, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo, Mamanguape, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Mari, Itabaiana, Capim e Conde.

Erivan Luís da Silva, 41 anos, usuário do Caps de Boqueirão, exibia orgulhoso seus trabalhos realizados nas oficinas. “Quero que todos saibam que lá é muito bom. Eles nos tratam bem, nos ensinam a escrever, desenhar e pintar nas oficinas. Eu gosto muito de lá, das atividades e das pessoas”, disse.

Já Eva Nicole, 29 anos, paciente do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, ressaltou a importância do tratamento em liberdade. “Lá nos tratam bem, cuidam de nós, mas a gente também quer ir para casa. É possível o tratamento fora de lá, queremos a liberdade, o tratamento e cuidado em casa, sem grades”, disse.

A coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, lembrou que esse já é o sexto ano da marcha em que o Governo do Estado vem lutando pela saúde mental. “Estamos hoje realizando a marcha dos usuários em defesa da saúde mental. Essa é uma luta antimanicomial. Os usuários estão declarando a importância de serviços abertos, de serviços substitutivos para o modelo manicomial. Eles estão aqui hoje gritando para a sociedade, dizendo que é possível sim um cuidado em liberdade. É isso que queremos: tratamento em liberdade, Caps, Residências Terapêuticas, Centros de Convivência. Que as pessoas com sofrimento psíquico tenham uma vida digna, livre e independente”, concluiu Shirlene.

VI Semana Estadual de Luta Antimanicomial – As ações estão ocorrendo em vários municípios paraibanos, durante todo o mês de maio. ACoordenação Estadual de Saúde Mental da SES, com mais 42 municípios que oferecem o serviço de saúde mental, residências terapêuticas e unidades de acolhimento, iniciaram as atividades da VI Semana Estadual de Luta Antimanicomial no dia 2 de maio, com rodas de conversas, palestras sobre a luta antimanicomial, caminhadas, atividades dos Caps junto com UBS, USF e escolas municipais, panfletagem, exposições de peças produzidas por usuários dos serviços, apresentações teatrais e exibição de filmes sobre o tema saúde mental. As ações prosseguem até o dia 27 de maio.