Fale Conosco

27 de julho de 2009

Maranhão revela que quer levar ensino profissionalizante para escolas estaduais



O governador José Maranhão participou, na tarde desta segunda-feira (27), do encerramento dos cursos profissionalizantes no Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) e anunciou que pretende criar cursos semelhantes nas escolas estaduais. Ele também assinou um convênio no valor de R$ 100 mil para realização de novas atividades do tipo, que serão desenvolvidos em associações de bairros de João Pessoa.

José Maranhão falou da importância de ações educativas profissionalizantes nas comunidades de baixa renda e da necessidade do jovem estar qualificado para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Vamos criar cursos profissionalizantes dentro do ensino médio, porque a qualificação é o elemento essencial para a inclusão no mercado de trabalho”, enfatizou.

O Cendac entregou certificados a 244 alunos, que durante três meses assistiram aulas de informática, corte costura, auxiliar de administração, cabeleireiro, auxiliar de pessoal, arte culinária (doces e salgados). Os cursos tiveram duração de 200 horas e foram realizados na Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e no Centro Social Urbano (CSU) de Cruz das Armas, atendendo aos jovens e adultos que moram naquelas comunidades.

Cada aluno recebeu vale transporte para seu deslocamento e lanche. Os cursos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e também foram realizados nas cidades de Campina Grande, Bananeiras, Boqueirão, Esperança e Guarabira. Os 336 alunos que participaram da ação nessas cidades devem receber seus certificados até o final da semana.

A presidente do Cendac, Alice Bezerra, informou que os cursos estão conseguindo atender as necessidades das comunidades, garantindo renda. “O Cendac realizou uma pesquisa com os estudantes e, para nossa surpresa, 50% dos que participaram do curso de cabeleireiro já estão trabalhando. Por isso, resolvemos ampliar o atendimento nos bairros da Capital e atender aos jovens e adultos”, acrescentou.

Atualmente, o Cendac está oferecendo cursos de eletricista, pedreiro e encanador. Os interessados podem procurar a instituição, que fica na Avenida João Machado, 1094. Mais informações através dos telefones 3218-5096 ou 3218-5086.  

Gledjane Maciel, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB