João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão recebe título de ‘Gestor Público do Ano’

segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 08:56 - Fotos: 
O governador José Maranhão recebeu o Troféu Paraíba 2010, agraciado com o título de ‘Gestor Público do Ano’, por ser um dos incentivadores do desenvolvimento paraibano.

A homenagem é da Revista Fisco. A entrega do prêmio ocorreu no 30ª Edição dos 100 Maiores Contribuintes de ICMS do Estado da Paraíba, na Maison Blu’nelle, em João Pessoa, na noite deste sábado (29). Cerca de 350 empresários, contabilistas e fiscais participaram do evento.

Sobre o título de ‘Gestor Público do Ano’, o governador José Maranhão afirmou que recebeu a homenagem com muita satisfação e honra, até porque a Revista Fisco tem uma tradição de muitos anos.
“Eu diria que essa iniciativa interessa ao Estado, ao Poder Público, porque também é um estímulo aos empresários, aos homens que fazem a Paraíba crescer, todos ajudam na tarefa de desenvolver o Estado e é bom que se conceda o prêmio aos 100 maiores contribuições na arrecadação do ICMS”, revelou.

Em pronunciamento aos 350 empresários que investem no desenvolvimento da Paraíba, na geração de emprego e renda, Maranhão manifestou o agradecimento do Governo do Estado pelo esforço das 100 maiores empresas contribuintes do ICMS, sobretudo pela contribuição maior ainda que é a geração de emprego e renda no Estado. O governador revelou que o grande deste século é a geração de empregos.

Em seu pronunciamento aos empresários, Maranhão reafirmou o compromisso do Governo do Estado em incentivar as empresas nos seus negócios em território paraibano. Mostrando a visão de futuro, o governador destacou os projetos que contribuirão para o crescimento da Paraíba, citando como exemplos a proposta do Porto de Águas Profundas, as obras da Translitorânea, o Centro de Convenções de João Pessoa, em construção, e os investimentos em melhorias das rodovias no Estado.

Investimentos no Estado

 
Maranhão assegurou que o Governo também investe na saúde, na educação, na segurança e no desenvolvimento do turismo. Sobre críticas de alguns segmentos da oposição de que a gestão atual estaria endividando o estado, Maranhão ressaltou que nenhum estado cresce sem buscar empréstimos, sem ir atrás de financiamentos do Governo Federal ou de organismos internacionais. Os empréstimos são necessários em qualquer estado.

 “Nós estamos buscando financiamentos para fazer os projetos que a Paraíba necessita, como os recursos da Corporação Andina de Fomento para pavimentação e restauração de 1.080 quilômetros de estradas”, declarou, acrescentando que “nós estamos investindo nesse momento R$ 428 milhões em abastecimento d’água”.  Informou ainda que a cidade de Patos vai se tornar 100% saneada.

Ao final de seu discurso, o governador assegurou: “Eu quero afirmar aos empresários: neste Governo, o tributo que os senhores pagam  está sendo bem aplicado, podem ter certeza disto”, garantiu Maranhão.

O presidente do Centro das Indústrias do Estado da Paraíba – CIEP, empresário João da Matta, parabenizou aos colegas empreendedores e afirmou que o momento atual é diferente de um ano atrás, período da crise internacional.

Acredita que chegou a vez da Paraíba crescer. No último ano, o crescimento da Paraíba no nível de empregos formais foi de 6%, informou João da Matta, lembrando que não estão computados aí os empregos informais, aqueles sem carteira assinada.

Ele solicitou ao governador e às universidades e escolas técnicas, às federações da indústria, do Comércio, mais investimentos na capacitação de profissionais para atender a demanda no Estado. O dirigente do CIEP parabenizou o perfil do secretariado do governo Maranhão e o empenho do próprio governador em contribuir com o crescimento da Paraíba. Finalizou pedindo palmas para os empresários e para o Governo do Estado.

Mozart Coelho Montenegro, diretor administrativo da Revista Fisco, foi o anfitrião da festa dos 30 anos dos 100 Maiores Contribuintes do ICMS na Paraíba. Na solenidade, foi distribuída a edição nº 374 da revista que circula há 40 anos e é uma das publicações mais antigas do país em circulação. A relação dos 100 maiores do ICMS está publicada na Revista Fisco. A Energisa – Distribuidora de Energia S/A é a primeira do ranking, seguida da Petrobras e da Telemar.

Entrega de certificados

O secretário da Receita Estadual, Nailton Ramalho, foi quem entregou o prêmio ao governador Maranhão. Nailton afirmou que, juntas, as 100 maiores empresas contribuintes do ICMS no exercício de 2009 contribuiram para que o Estado arrecadasse cerca de R$ 1,3 bilhão, dinheiro, que é revertido pelo Governo do Estado em benefícios à população.

O título de Empresário do Ano coube a José Cavalcanti, e a Coteminas, a Empresa do Ano. Lucas Ferrari foi agraciado com o título de Executivo do Ano.  Na solenidade o governador também entregou a premiação a diversos empresários. O deputado federal Wilson Santiago prestigiou o evento, bem como diversos secretários do Governo Estadual.

Josélio Carneiro, com fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB