João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão recebe Seleção de Futsal que encerra 2009 com jogo em JP

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009 - 17:51 - Fotos: 
A Seleção Brasileira de Futsal, hexacampeã do mundo, foi recepcionada na manhã desta segunda-feira (28) pelo governador José Maranhão, no Palácio da Redenção, quando o chefe do Executivo estadual também fez a entrega da Medalha do Mérito Esportivo Tarcísio de Miranda Burity ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão, Aécio Borges de Vasconcelos, e ao ex-goleiro da equipe, o paraibano Mazureick Maciel, que foi tetracampeão do mundo em 1992 no campeonato disputado na China.

A Seleção faz jogo amistoso na noite desta segunda-feira em João Pessoa no Ginásio ‘O Ronaldão’, a partir das 19h, encerrando a temporada deste ano, contra a Seleção das Estrelas (que reúne craques de diversos países). Sobre as homenagens aos atletas, o governador disse que era o reconhecimento do povo paraibano pelo incentivo proporcionado aos jovens com a presença da equipe nacional na Paraíba.

“A Seleção Brasileira de Futsal tem dado muitas glórias ao País e a juventude vai poder conhecer os que fazem esse esporte ocupar lugar de destaque no cenário mundial”, afirmou o governador, observando que a Paraíba tem se destacado “como um Estado onde as pessoas encontram uma boa acolhida, porque tem um grande potencial turístico para mostrar aos seus visitantes”.

Critérios – O presidente da Confederação, Aécio Borges, disse que a vinda da Seleção para fazer o último jogo da temporada de 2010 na Paraíba é uma forma de presentear os paraibanos. Disse que a escolha da Paraíba para a realização do jogo se deu em atendimento a um convite, a exemplo do que fizeram outros Estados, “mas se levou em consideração a qualidade dos ginásios e a atuação do Estado em diferentes práticas esportivas, e nesses itens a Paraíba saiu na frente”.

Ele salientou que foi feito o convite pelo Governo do Estado, “através da Secretaria do Esporte e Lazer, que nos colocou toda a estrutura e logística para a sua realização na Paraíba e a certeza de que aqui não somente seremos bem tratados como teremos tudo aquilo que foi combinado”.

Reconhecimento – Sobre as homenagens aos jogadores e de modo especial ao paraibano Mazureick Maciel e à Confederação Brasileira de Futebol de Salão, o dirigente da entidade afirmou que era o reconhecimento pelo trabalho realizado com os atletas, que permite ao time estar há mais de 100 partidas sem perder.

“É o reconhecimento do esporte, não como paixão, mas como uma integração da pessoa com a cidadania, com a cultura e tudo isso faz parte do esporte. A vinda da Seleção, não tenho dúvida, é a demonstração e o reconhecimento por parte do Governo da importância que o esporte tem na formação do cidadão”, afirmou.

Divulgação – O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, coronel Francisco de Assis, disse que o evento coloca a Paraíba na mídia nacional e internacional. Lembrou que o Estado estava ausente de acontecimentos esportivos dessa dimensão e, por isso, trata-se de um jogo que motiva a juventude à prática esportiva. “Ganhamos o ano com a realização desse evento e isso é um motivo para comemorarmos”, disse.

Mazureick Maciel, que começou sua carreira nas categorias de base do Esporte Clube Cabo Branco, atuou ao lado de Manoel Tobias, que já foi considerado o melhor jogador de futsal do mundo. Logo depois, se transferiu para o futebol pernambucano e lá jogou pelo Náutico, Votorantim e Desportiva Pitu. Também defendeu os times da Perdigão, Ulbra-Vasco e TCésar. Atualmente, ele trabalha como técnico do Colégio Motiva, em João Pessoa.

O ex-goleiro disse que estava satisfeito com a medalha recebida e lembrou que isso seria o reconhecimento ao trabalho realizado ao longo de 2009, para fortalecer o futsal no Estado e que o leva a continuar lutando por esse objetivo.

José Nunes, com fotos de Manodecarvalho, da Secom-PB