Fale Conosco

1 de maio de 2009

Maranhão quer retomar projetos de irrigação no Vale do Piancó



Os projetos de irrigação que estão paralisados no Vale do Piancó, que garantem o fortalecimento da economia local com a geração de oportunidades de trabalho e de renda familiar, serão retomados pelo Governo do Estado. Foi o que anunciou nesta sexta-feira (1) o governador José Maranhão, em Itaporanga, onde participou de abertura do Torneio de Futebol Poeirão e fez a reabertura da Creche Promotora Edlima Leite Cavalcanti Olimpio. 
 
O governador estava acompanhado dos secretários José Ricardo Porto (Casa Civil), Sales Gaudêncio (Educação e Cultura), Cel Francisco de Assis Silva (Esporte e Lazer), Giucélia Figueiredo (Desenvolvimento Humano), Cel. Carvalho (comandante da Polícia Militar) e de outros auxiliares. Ele chegou em companhia dos deputados Wilson Santiago, Gervásio Maia Filho e Trocólli Júnior.
 
O governador Maranhão foi recebido por inúmeras lideranças políticas  e prefeitos da região, no campo de pouso da cidade, de onde seguiu em carreata até estádio, onde aconteceu a abertura do evento esportivo que, segundo seus organizadores, é considerado um dos maiores do País. Na sua 36ª versão, o evento tem a participação de 126 equipes de futebol amador disputando o título e será realizado num período de nove dias.
 
Após fazer a abertura do campeonato, o governador destacou a importância da realização do evento como forma de integração das comunidades e das pessoas, já que estarão participando de uma modalidade esportiva que mais aproxima as pessoas. “Estou muito alegre por estar em Itaporanga para participar dos festejos do Dia do Trabalhador e da abertura do torneio de futebol Poeirão”, afirmou.
 
O presidente da Associação Atlântida Esporte Clube, Damião Pereira, disse que a chegada do governador Maranhão e sua equipe de governo para participar da abertura do Poeirão, é de grande importância.  Uma carreata com representações das equipes saiu da sede do clube com destino ao estádio onde se reliazou a festa. Os jogos acontecerão durante os próximos dias.
 
O Poeirão é um evento esportivo criado no ano de 1975 por Heleno Feitosa da Costa, num campo sem gramado. Daí a origem do nome do campeonato, como forma de comemorar o Dia do Trabalhador e desde então vem se repetindo todos os anos, e cada vez mais com a participação de clubes e de torcedores.
 
Sobre os investimentos que pretende fazer na cidade, o governador lembrou que quando administrou o Estado há seis anos foram aplicados R$ 57 milhões em obras de infraestrutura que ajudaram a mudar a qualidade de vida das pessoas, mas que não tiveram continuidade como exigia a demanda. “Desejamos duplicar esses recursos anteriormente investidos, e para tanto procuramos parcerias”, comentou.
 
Sobre os resultados de sua recente viagem à Brasília, onde manteve contatos com vários ministros, o governador Maranhão destacou como positiva, sobretudo porque conseguiu a liberação do Tribunal de Contas da União (TCE) de pendências que impediam iniciar as obras de construção do Centro de Convenção de João Pessoa por causa de irregularidades existentes no processo de licitação.
 
Outra ação destacada por ele como sendo fundamental para o socorro de famílias desabrigadas em várias cidades do Sertão, foi a liberação dos recursos para atender a população de Patos castigada pelas chuvas. Lembrou que outras solicitações estão sendo encaminhadas visando o atendimento das demais cidades que também estão sem estado de emergência.
 
Com relação a sua determinação de retomar os projetos de irrigação no Vale do Piancó, que se encontram paralisados, o governador lembrou que são de grande importância para garantir a atividade agropecuária da região, o que vai permitir a geração de mais oportunidades de renda e de empregos, além de aquecer a economia local, que precisa do campo para sua sobrevivência.
 
Reabertura de creche
 
Durante sua visita a cidade de Itaporanga, o governador presenciou o reinicio das atividades da Creche Promotora Edilma Leite, que atende a 80 crianças das comunidades Chavas Soares e Balduíno Ramalho, que estavam sem funcionar desde o ano passado.
 
“As imagens das crianças e de suas mães beneficiadas aqui presentes são uma demonstração de alegria pela reabertura da creche”, comentou o governador, que também demonstrava satisfação por está entregando um importante benefício para as famílias carentes destas duas comunidades.
 
O governador disse que os poderes públicos devem tratar as crianças como sendo o maior patrimônio da humanidade e acha indispensável a participação da sociedade como parceira neste trabalho de inclusão social. “Temos que apostar todas as fichas nas crianças como o futuro do Estado e do País”, afirmou Maranhão.

Na inauguração da creche ainda falaram a secretária Giucélia Figueiredo, do Desenvolvimento Humano, o ex-prefeito da cidade e suplente de senador Antonio Porciano, e a vice-diretora  Maria Alexandrina.
 
“É um momento de emoção olhar a reabertura desta creche, porque representa a determinação do governador José Maranhão em fazer as coisas acontecerem”, afirmou Giucélia Figueiredo.