Fale Conosco

20 de junho de 2009

Maranhão presencia liberação de trechos de duplicação da BR-101



Os 33 km de duplicação da BR-101, que liga a Paraíba ao Rio Grande do Norte, foram entregues para o tráfego de veículos na manhã deste sábado (20), em solenidade que contou com as presenças do governador José Maranhão; o diretor do Departamento Nacional de Infra-instrutora de Transportes (DNIT), Luiz Munhoz, deputados, prefeitos do Vale do Mamanguape e os diretores do consórcio de construtoras. A inauguração definitiva deve acontecer no mês de abril de 2010, com a participação do presidente Luis Inácio Lula da Silva.
 
O governador José Maranhão destacou a importância da obra para o aquecimento da economia regional e, sobretudo, o setor do turismo, porque deve receber uma atenção especial por parte do seu governo, sobretudo no Litoral Norte. Os setores políticos e empresariais, principalmente o sucroalcooleiro comemoraram a liberação do trecho para a passagem dos veículos.
 
“É uma importante obra para o desenvolvimento econômico social e do turismo, e que garante mais segurança no tráfego de veículos por esta rodovia’, afirmou o governador. Lembrou que as pesquisas do DNIT indicavam a necessidade de ampliação da BR porque a movimentação tem crescido bastante, trazendo muito perigo para as pessoas.
 
Disse que todos têm que agradecer ao presidente Lula pela obra, porque tem visão de estadista e porque pensa com um olhar no futuro. “É uma obra que tem grande significado para a Paraíba e, sobretudo, para a região do Vale de Mamanguape, que tem um forte potencial econômico e para o turismo”, comentou o governador. Maranhão lembrou que quer ampliar as parcerias com as prefeituras da região para consolidar o crescimento e a melhoria da qualidade de vida das famílias ali residentes.
 
As obras de duplicação, com um custo de R$ 258 milhões, tiveram inicio no mês de outubro de 2006, com previsão final de conclusão em abril de 2010. Nesta primeira fase foram liberados para uso de veículos os trechos a partir da entrada para a cidade de Lucena, com 12 km de distância até o rio Jacuipe, e o outro, partindo da sede do município de Mamanguape até as imediações da comunidade Camaratuba, o que corresponde a 33 km dos 70 km de rodovia pertencente ao território da Paraíba no Litoral Norte.
 
O diretor de Obras do DNIT, Luiz Munhoz, também destacou a importância desta obra para o desenvolvimento da região e lembrou do esforço do governador para que as obras tenham continuidade. “Vamos fazer sua entrega total dentro do prazo previsto”, garantiu. Estiveram presentes os deputados Wilson Santiago, Trocoli Junior e Rodrigo Soares, além de auxiliares do governo.

José Nunes – com fotos de Walter Rafael