João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão participa no Ceará do XI Fórum dos Governadores do NE

sexta-feira, 6 de novembro de 2009 - 10:06 - Fotos: 

O governador José Maranhão participa, nesta sexta-feira (6), no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, o XI Fórum dos Governadores do Nordeste, evento no qual os nove chefes do Executivo dos estados da região debaterão temas como a distribuição dos royalties do pré-sal e o Plano de Investimentos do Nordeste (PlaNe). O evento começará às 9h30min e seguirá até o início da tarde. A escolha do Centro Dragão do Mar como local da reunião é uma homenagem aos 10 anos de fundação do equipamento.

Com o objetivo de traçar caminhos sólidos para o desenvolvimento integrado do Nordeste, o XI Fórum terá como tema principal os investimentos para a região. O PlaNe, projeto que nasceu em reunião de governadores com o Banco Mundial (Bird), pretende unir, além do Bird, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Governo Federal e os Estados, com o intuito de alavancar investimentos de até US$ 18 bilhões para serem aplicados no Nordeste nos próximos cinco anos.

O XI Fórum ganha também maior importância por ser o primeiro após o anúncio da descoberta do pré-sal e o último deste ano. Com isso, será possível discutir como os Estados vão garantir uma distribuição justa dos royalties que o petróleo brasileiro vai gerar quando começar a ser extraído e refinado.

Além da participação dos governadores de todos os Estados nordestinos, estarão presentes o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e representantes do BID, BIRD e Banco do Brasil.

Programação
08h30min – Credenciamento da imprensa
09h30min – Reunião
12h30min – Coletiva à imprensa