João Pessoa
Feed de Notícias

Maranhão participa do lançamento do Zoneamento da Cana-de-açúcar

quarta-feira, 16 de setembro de 2009 - 18:59 - Fotos: 

O governador José Maranhão participa, nesta quinta-feira (17), do lançamento do Zoneamento Agroecológico Nacional da Cana-de-açúcar, que será feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 11h30, na sede da Embrapa, em Brasília. O ZaeCana vai orientar a expansão do cultivo da cana para a produção de etanol e açúcar.

Trata-se de um Projeto de Lei, que será encaminhado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional, com o objetivo de apontar as áreas em que a produção da cana pode ser expandida até 2017. Pelos cálculos do governo, cerca de 8 milhões de hectares do território brasileiro são usados para plantar cana, pouco menos de 1% do total da área plantada no país.

O Governo federal acredita que haverá um aumento expressivo do mercado externo para os biocombustíveis nos próximos anos. Por isso deseja dobrar a produção de cana-de-açúcar e, para tanto, realizará um zoneamento agroecológico que permite a ampliação da área plantada, cuja previsão de crescimento é de até 7 milhões de hectares nos próximos oito anos.
Segundo o Governo, o novo zoneamento só vale para as futuras áreas de expansão do plantio. Ou seja, áreas já cultivadas na região do bioma Amazônia e do Pantanal não serão bloqueadas.

Cleane Costa, da Secom