Fale Conosco

25 de maio de 2009

Maranhão participa de missa campal em homenagem a Frei Damião



O governador José Maranhão participou neste domingo, 24, na cidade de Guarabira, de uma missa campal da XVI Romaria Santuário Memorial Frei Damião. O evento marcou os 12 anos de morte do missionário capuchinho, que ocorre no dia 31. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo de Guarabira, Dom Lucena.

Antes da celebração final, Maranhão falou aos inúmeros fiéis presentes destacando a importância da Romaria para toda região do Brejo e Curimataú paraibano. Na ocasião, firmou o compromisso de colaborar com a obra, tornando o espaço mais confortável para os romeiros – atendendo, assim, as reivindicações da Diocese de Guarabira de incluir o evento no calendário turístico religioso do Estado.

Ainda no Santuário, o governador foi conhecer o projeto arquitetônico composto de um museu e uma estátua em homenagem ao frade capuchinho Frei Damião. Maranhão estava acompanhado da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino; do ex-governador, Roberto Paulino; do reitor da Santuário, Padre Gaspar Rafael; do secretário Chefe da Casa Civil, Ricardo Porto; do deputado estadual, Raniere Paulino, entre outras autoridades.

A programação do evento contou com missas e atendimento de confissões na capela do santuário durante todo o dia. Mesmo debaixo de fortes chuvas, a romaria saiu da Catedral Nossa Senhora da Luz, às 14h e foi encerrada com missa campal.

A romaria marca, também, o início do novenário para a celebração de Pentecostes, que será concluído no sábado seguinte, no Santuário Padre Ibiapina de Santa Fé, no município de Solânea.  “Com essa romaria queremos resgatar a missão da Igreja, destacando três eixos pastorais aprovado em Assembléia Pastoral na Diocese de Guarabira, que são justamente a missão, a família e a juventude”, afirmou Padre Gaspar Rafael Nunes.

Mônica Nóbrega, com fotos de Walter Rafael, da Secom